As CDLS na frente

10/07/2020|

22:01

Comércio catarinense é destaque nacional

A semana termina com notícias que trazem otimismo e esperança para todos nós. Segundo dados divulgados pelo IBGE na quarta-feira, 8 de julho, o comércio varejista catarinense registrou crescimento de 6,4% em maio na comparação com o mesmo período de 2019. Com este resultado, somos o Estado que possui o melhor desempenho do Brasil. A recuperação também ajudou a equilibrar as perdas nominais do ano: em 2020, o acumulado no setor ficou em 0%.

Nos hipermercados e supermercados, o avanço foi de 20,3%, ainda na comparação com maio do ano passado, impulsionado pelo comércio de alimentos. Já nos móveis e eletrodomésticos, o crescimento foi de 18,3% – sendo 7,2% nos móveis e 22,8% nos eletrodomésticos.

Já nos outros setores da pesquisa, os resultados mostraram queda, devido ao momento atual de instabilidade. Os números mostram que os equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, ficaram com -51,7%; tecidos, vestuário e calçados, com -12,2%; e combustíveis com -12%. No varejo ampliado, que inclui setores diferenciados, destaca-se o baixo desempenho nas vendas de veículos, motocicletas e peças (-28,5%), porém os materiais de construção apresentaram percentual positivo (0,4%).

Mais do que dados, esses percentuais acentuam a nossa constante necessidade de adaptação. Precisamos estar preparados para atender as demandas e necessidades dos nossos clientes. O mercado de trabalho de Santa Catarina é sólido, e isso, em grande parte, é reflexo do nosso comprometimento com as pessoas e com o nosso Estado, independente do setor.

Um dos nossos grandes aliados nesta retomada do crescimento econômico, principalmente para o comércio, são as datas comemorativas que a FCDL/SC promove através das campanhas de divulgação.

Essa semana, foi o lançamento oficial das peças gráficas para Dia do Comerciante, celebrado no dia 16 de julho. Essa é a nossa oportunidade de estreitarmos os laços com os nossos associados. Você encontrará mais informações a respeito do material divulgado nas notícias abaixo.

Juntos vamos voltar a crescer.

Um grande abraço e boa leitura!

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque

Você também pode gostar:

24/04/2024

CDL Videira pede mais segurança

23/04/2024

CDL Chapecó comemora 55 anos em defesa do comércio lojista

22/04/2024

Alunos concluem a 6ª turma da Escola de Vendas da CDL Brusque