Aproveite a volta às aulas para encantar clientes

Os períodos sazonais são grandes aliados dos lojistas para agitar o comércio em épocas que não contam com datas comemorativas. E um dos mais importantes deles está aí, a volta às aulas. Se ainda não se preparou para o período, não se preocupe, ainda há tempo de montar ações para extrair o potencial máximo desta época.

Para não perder a oportunidade, tente incluir no mix de produtos de sua loja cadernos, canetas, lápis, mochilas, lancheiras e outros artigos escolares. Mas, caso estas opções não estejam dentro do perfil de seu estabelecimento, não se preocupe, basta enxergar as possibilidades e abusar da criatividade – e elas estão aí para todos os segmentos do varejo.

Notebooks e tablets podem ganhar uma ação direcionada a estudantes e universitários. As lojas de roupas e calçados podem conquistar os docentes, que precisam destes artigos para ministrar suas aulas. Alguns desses professores podem ser de educação física, então oferecer a vestimenta adequada para este tipo de aula é uma boa saída. Muitas escolas têm aulas de natação e está aí uma oportunidade de fidelizar e ganhar novos clientes ao disponibilizar roupas e acessórios, entre elas maiô, sunga, touca e óculos de natação.

Já que todos os alunos precisam estudar, as lojas de móveis e materiais de construção e pintura encontram muitos clientes em potencial. Que tal investir na divulgação de artigos para casa, como escrivaninhas e cadeiras? As residências dos alunos e até mesmo as unidades de ensino podem estar precisando de uma reforma ou repaginada. Diante disso, foque em ações diferenciadas para compra de materiais para este fim, como tintas e revestimentos.

Destaque-se
Para chamar a atenção para seu estabelecimento é preciso também uma boa visibilidade. Consumidores deste segmento tendem a procurar preços baixos em itens de qualidade. Por isso, oferecer incentivos pode ser seu diferencial. Kits com diversos suprimentos ou os tradicionais “leve 2, pague 1” pode ser uma boa saída. Descontos especiais, diferentes opções de pagamento e organizar eventos promocionais nos dias que antecedem a volta às aulas é um chamariz para receber novos e antigos clientes.

Visto que estamos falando para pais de uma geração conectada, não deixe de lado as ações nas redes sociais. Uma sacada é promover um concurso na fanpage de sua loja no Facebook ou no Instagram pedindo para seus seguidores postarem fotos com seus produtos. Em troca, o autor da imagem mais criativa pode ganhar um presente, que pode ser um kit com produtos direcionados às escolas, um livro e até mesmo um cupom de desconto. Outra ação similar é promover um concurso pedindo para as pessoas compartilharem a imagem de um brinde que sua loja pode oferecer ou escreverem uma frase criativa sobre a volta às aulas para concorrer ao presente.