Aquecimento Global é tema do Recicla CDL na Escola

O aumento do nível do mar provocado pelo derretimento das calotas polares influencia nas correntes marítimas e de vento. Esse impacto, por sua vez, repercute na incidência de chuva e sua intensidade, gerando calor e seca nas diferentes regiões do planeta. O resultado desse desequilíbrio é a ocorrência mais frequente de tornados, ciclones e furacões, fenômenos que alteram os ciclos hidrológicos e o abastecimento de água para cidades e plantações. Esta é apenas uma parte do desequilíbrio provocado pelo aquecimento global. Seus efeitos nocivos já afetam o homem e a Terra. Mas como frear e/ou reverter este quadro? É sobre esta situação que os estudantes do ensino fundamental da rede pública municipal de Santa Catarina são convidados a refletir na 7ª edição do Recicla CDL na Escola.

O aumento da temperatura terrestre é o tema central do concurso de educação ambiental da FCDL/SC em parceria com as CDLs, Secretarias Municipais de Educação, Sicoob e Léo & Léo. A aventura já começou e os estudantes de todo o Estado têm a missão de preservar o planeta das mudanças climáticas. Divididos em duas categorias, os alunos do 1º ao 5º anos farão desenhos e, os 6º ao 9º anos, escreverão redações em torno do tema “Se você fosse um herói da Liga Sustentável, o que faria para defender o planeta do aquecimento global?”.

Falando na turminha de super-heróis, os integrantes da Liga estão de volta em uma aventura inédita do desenho animado para salvar o planeta dos planos maquiavélicos do Dr. Imundo para destruir o planeta. Mas não é só isso. Uma novidade desta edição do concurso é uma playlist da Liga. São cinco músicas compostas e gravadas exclusivamente para o Recicla CDL na Escola. Suas letras divulgam conceitos e atitudes ligados à sustentabilidade ao público infantil. A Liga Sustentável também ganhou dois canais próprios, no Facebook e no Youtube, para interagir e ajudar a formar uma geração capaz de promover as mudanças necessárias para redução dos impactos das mudanças climáticas.

Novas cartilhas, impressas e digitais, com conteúdo didático exclusivo, direcionadas para professores do ensino fundamental também já saíram do forno. Os materiais trazem sugestões e dicas de atividades de apoio pedagógico para melhor exploração do tema do concurso. O site do Recicla CDL na Escola, www.ligasustentavel.com, foi repaginado para ganhar a identidade do tema “Mudanças Climáticas”. Lá estão inseridos materiais para as CDLs, educadores e alunos, incluindo as novas cartilhas, e os materiais de apoio enviados gratuitamente às CDLs aderentes para realização do concurso.

“Tratar da mudança climática e da preservação do meio ambiente é cuidar da sobrevivência do homem. São urgentes as mudanças de comportamento nas esferas sociais e governamentais para preservar o planeta. Investimos nas crianças por termos certeza de que a educação para uma vida sustentável deve começar já na escola. Estamos muito otimistas com esta edição”, destaca o presidente da FCDL/SC, Ivan Tauffer.

Etapas e Premiação
O Recicla CDL na Escola acontece em dois níveis, municipal e estadual. No primeiro, um trabalho de cada categoria é eleito pela CDL e comissão julgadora como vencedor municipal. Os ganhadores locais são premiados com um kit composto por mochila e material escolar. Em seguida, a redação e o desenho campeões de cada cidade inscrita no concurso são enviados para a sede da FCDL/SC, em Florianópolis, para passarem pela avaliação da comissão organizada da Federação. Os campeões em nível estadual, cinco de cada categoria, e seus professores orientadores são premiados com um tablet.

O Concurso
Criado em 2011, o Recicla CDL na Escola bateu todos os recordes de adesão na última edição. Com 145 CDLs engajadas, o concurso contou em 2016 com 800 escolas participantes, um aumento de 12% em relação a 2015, e 138 mil alunos, um acréscimo de 15% em relação ao ano anterior.