Com o Varejo em Pauta, FCDL/SC leva podcasts que orientam o lojista

A escassez de tempo tem dificultado a busca de informação para o lojista multitarefa que se vê diante de diversas atribuições cotidianas e acessado por inúmeros canais que nem sempre trazem o que realmente é relevante para o seu negócio. Essa realidade para o pequeno operador de varejo torna-se ainda mais significativa, já que ele desempenha inúmeras funções na loja ficando assoberbado de atribuições. Pensando nisso, a FCDL/SC desenvolveu um projeto que leva semanalmente conhecimento ao lojista. São cerca de 4 minutos, em áudio, que ele pode escutar onde estiver e se propõem a ajuda-lo no seu dia a dia.

Uma parceria com a profissional de marketing Lúcia Búrigo, que é professora de marketing de varejo e coordena o marketing da CDL de Criciúma, SC, possibilitou a criação e o desenvolvimento do projeto. A ideia surgiu de um programete de rádio, produzido numa emissora local, que após a veiculação era compartilhado pelo site da instituição. Dois anos após o encerramento da inserção dos conteúdos os lojistas continuavam a baixa-los na web. Observando o interesse foi criado um projeto de abrangência mais ampla, desta vez em conjunto com a federação.

“Enxergamos na proposta um meio de oferecer informação rápida e direta ao nosso associado, com uma forma de apoiá-lo e inclusive alertá-lo sobre o uso das nossas ferramentas, que tanto ajudam na gestão” informa Ademir Ruschel, que é Gerente Geral da entidade. De modo simples e acessível, a FCDL/SC apresenta alternativas para o empresário associado melhorar a performance do seu negócio, disseminando boas práticas de varejo e transmitindo estímulos para o bom desempenho de suas atividades. “ O interessante é que cada CDL acaba criando sua maneira de facilitar o acesso aos conteúdos, enviando por WhatsApp, por exemplo” complementa Ruschel, que é incentivador do projeto.

O podcast é enviado por diferentes meios e fica disposição, após seu encaminhamento, no site do SISPC, para utilização do associado, sempre que ele desejar. Os temas são variados e podem ser sugeridos por e-mail. “A intenção é a de gerar um processo colaborativo, com possibilidade de co-criação, oportunizando a integração do lojista” afirma a produtora e também apresentadora dos áudios. “Ao compartilhar as dores do comerciante fomos percebendo que os problemas são muito comuns, mesmo em diferentes segmentos”, complementa Lúcia.

São quase 30 podcasts já distribuídos e em setembro, comemorando o mês do cliente, o assunto foi focado na interação com o consumidor. A lojista Patrícia Pierra Benke, associada da entidade, é uma entusiasta do Varejo em Pauta. Empolgada com novidade afirma que ama as dicas porque percebe que está no caminho certo. Ela diz que o podcast é “Show mesmo. Estamos sempre curiosos para ouvir o próximo!”.