Dicas para extrair o melhor do Dia dos Pais

Uma nova data comemorativa se aproxima: o Dia dos Pais. Festejada no segundo domingo de agosto, esta é uma celebração que envolve inúmeras demonstrações de carinho e afeto. A troca de presentes é um destes principais símbolos. Por isso, se antecipe e esteja pronto para ofertar a lembrança ideal que transmita toda a importância dos pais na vida de seus filhos.

“As datas comemorativas são benéficas não só para as vendas. São ótimas oportunidades para fortalecer e expandir a marca. Com boas estratégias, é possível garantir a fidelização do cliente e até mesmo melhor posicionar a empresa no mercado”, diz o presidente da FCDL/SC, Ivan Tauffer.

Para se destacar, é preciso trabalhar e ser criativo. E, para potencializar a data, separamos algumas dicas e sugestões. Confira, abaixo:

Aproveite a tradição e inove na promoção:
Reza a lenda que presente de Dia dos Pais sempre gira em torno de gravata, meias, caneca. Então, usar este mote como uma sacada promocional pode ser uma opção vantajosa. É possível, por exemplo, fazer uma promoção na qual o consumidor ganha a gravata ao levar um presente de sua loja. Outra sugestão são as famosas “comprou, ganhou”. A dinâmica é simples: se o consumidor adquirir determinado produto, ganha na hora um brinde. Os descontos também são muito atrativos e promover o engajamento do cliente nesta é uma forma de levar uma experiência de compra diferenciada a ele. A mecânica pode ser feita com balões contendo pedaços de papel com o total do desconto que ele ganhará no produto.

Interação nas redes sociais
O marketing digital é uma grande ferramenta para o lojista. Promover ações nas redes sociais também permite ao cliente demonstrar todo seu amor e gratidão à figura paterna. Mas, lembre-se que, no caso do Dia dos Pais, a interação deve ser direcionada aos filhos, pois são eles quem visitarão sua loja para efetuar a compra. Uma dica é fazer concursos. Pode ser de fotos ou até mesmo histórias emblemáticas entre pais e filhos. Os vencedores poderão retirar um brinde em sua loja e, a visita, pode culminar com a venda de mais um produto.

Facilite a vida do consumidor
Para muita gente, comprar um presente nem sempre é uma tarefa fácil. Estar à frente do consumidor e ajudá-lo nesta escolha serão um diferencial de sua empresa. Monte kits combinados com produtos variados que agradem aos diferentes perfis de pais de seus clientes. Ofereça opções de vale-presente por faixa de preço e segmentos de venda. Ah, e não se esqueça de fazer a divulgação em suas plataformas digitais para chamar a atenção da clientela.

Aposte nas parcerias
Em datas comemorativas, o que as pessoas mais querem é estar ao lado do homenageado da data. No caso do Dia dos Pais, que tal fechar uma parceria com uma empresa para estreitar ainda mais os laços entre seus consumidores e seus pais? Pode ser o sorteio de um passeio, ingressos para assistir a uma partida de futebol, um curso ou o que agradar seu público. Olhar para os pais que por algum motivo estão longe de suas famílias é uma maneira de desenvolver o lado social de seus clientes e também de projetar uma boa imagem de sua marca. Uma sugestão é fechar parceria com uma ONG ou entidade de atendimento àqueles que precisam e convidar seus consumidores a se envolverem com a causa para fazer feliz o Dia dos Pais de alguém. A ação pode ser por meio de doações de roupas, livros e adereços que serão destinados a pais que estão longe de seus filhos.

Vitrine e atendimento impecável
De nada adianta pensar em estratégias de venda se sua loja não estiver decorada para mostrar a seus clientes que estás pronto para recebê-lo. Invista em uma vitrine alusiva à data e mostre nela todas as ofertas e surpresas preparadas para o Dia dos Pais. Envolva seus colaboradores. Os vendedores do sexo masculino que já são pais podem, por exemplo, usar uma camiseta com os dizeres “também sou pai”, para mostrar aos filhos que eles têm conhecimento de causa e são de grande valia na hora de orientar os filhos a encontrar o melhor presente para a data.