Esteja pronto para as vendas do verão

Santa Catarina se prepara para o verão 2018. Estar pronto para receber os turistas vai além de deixar o ponto de venda pronto para o período. Cuidados contra fraudes devem ser redobrados. Confira as dicas do coordenador comercial da FCDL/SC, Valdemir Manoel da Silva, para desfrutar o melhor da temporada.

– Com o verão chegando, os lojistas devem redobrar os cuidados na hora da venda?
Valdemir – Períodos sazonais merecem atenção para se evitar fraudes, sobretudo as que envolvem pagamento com cheque. Aplicando regras básicas, como não aceitar de terceiros e de fora de praça, já reduz riscos. Mas, se isso não for possível, é fundamental fazer uma boa análise do emitente e endossatário do documento.

– Qual a importância da consulta no processo de vendas e o que o lojista deve observar para fazer uma venda segura?
Valdemir – Segundo dados do SPC/SC, 22% da população adulta do Estado tem inadimplência junto ao comércio e está inscrito na lista de devedores do SPC. Vender no crediário, ou com cheque para consumidores nestas condições, pode ser prejudicial. Qual é a forma de saber quem tem dívidas em atraso e evitar a inadimplência? Consultando o SPC, é simples, rápido, é muito barato.

– Cadastro atualizado é sinônimo de segurança para o empresário, fortalecendo também o relacionamento com o cliente?
Valdemir – Mais do que algo ligado ao crédito e à cobrança, o cadastro é uma ferramenta de marketing. Se o assunto é crédito, cadastro é fundamental. Nele estão dados importantes para definir o limite de crédito e informações relevantes para o sucesso em ações de cobrança. O cadastro é a prova jurídica de relacionamento do cliente com a loja e deve ser preenchido com a maior quantidade possível de dados. Transmite a imagem de que o processo é levado a sério na empresa.

O desafio de quem vende no crediário é aprovar a maior quantidade de vendas com o menor índice de calote. Quando não é possível aliar as duas condições, é melhor deixar de vender e evitar problemas futuros. Para isso é importante contar sempre com as ferramentas do SPC, entre elas o Analisador de Crédito. Com ele, a concessão de crédito fica mais fácil, pois o sistema faz a avaliação de risco do cliente e da proposta, fornecendo, entre outras vantagens, uma resposta simples resumida, auxiliando a análise e decisão para a concessão de crédito.