A importância do bom atendimento: tenha um cliente amigo

No mês de setembro, a FCDL/SC e o SPC estão engajados na campanha do Mês do Cliente, uma forma de valorizar o consumidor e incentivar as vendas. A ideia é mostrar o cliente amigo, aquele que compra no comércio local e constrói uma relação de confiança com o lojista e a equipe. Foram disponibilizados materiais como, artes para cartaz, outdoor, anúncio, jingle, banner para redes sociais e assinatura de e-mail para que os lojistas e as CDLs possam entrar na campanha. No vídeo interativo, esta relação será valorizada e os clientes serão convidados a reconhecer o vendedor que se destaca no bom atendimento através de comentários no Facebook.

A data é uma boa oportunidade para a equipe de vendas refletir sobre a importância do atendimento no ponto de venda para fidelizar clientes e ter um boca a boca positivo. É necessário tratar o cliente de uma forma que ele se sinta especial ao comprar, sem dúvidas sobre o produto ou serviço e feliz ao final. Além dos vendedores, é fundamental que a empresa esteja alinhada com a ideia do bom atendimento e priorize isso. É necessário que os colaboradores sejam incentivados através de treinamento, cursos e recompensas.

Não existe uma fórmula mágica para o bom atendimento ao cliente, mas algumas ações podem fazer uma grande diferença. Confira 5 dicas:

1- Conquiste o cliente com sinceridade
A sinceridade é fundamental para construir uma relação de confiança com o cliente. Não prometa o que não é possível cumprir e pense sempre na satisfação dele ao adquirir algo que o faça feliz e seja uma experiência positiva do início ao fim.

2- Supere as suas expectativas
O cliente pode – e deve – receber muito mais do que ele espera. Pequenas atitudes como oferecer um café, um brinde ou dicas sobre o produto ou serviço fazem diferença.

3- Entenda a necessidade do cliente
Para um bom atendimento, é necessário entender a necessidade de compra do cliente e usar a criatividade a seu favor. Conheça os gostos pessoais, tamanhos, necessidades da rotina e o que ele precisa no momento.

4- Transforme a sua sugestão ou reclamação em metas
Se o cliente reclama de algo ou dá uma sugestão sobre o atendimento ou o ponto de venda, use isso para ser uma meta de melhorias. A opinião de quem compra é sempre muito importante.

5- Utilize os canais disponíveis para o pós-vendas
Aproveite os canais da empresa para conversar com o cliente e avaliar a sua satisfação. Ligue, mande mensagem ou um recado nas redes sociais para manter contato e responder dúvidas, se houver. Ele irá se sentir assistido e valorizado.

Em setembro, a FCDL/SC e o SPC desenvolveram uma campanha especial que funciona como uma manifestação, um incentivo ao reconhecimento e ao elogio para a razão de existir de todos os empresários e prestadores de serviço – o cliente. Conheça a campanha.