Jucesc Digital facilita abertura de empresas e outros serviços

A Junta Comercial embarcou na era digital. O órgão lançou o programa Jucesc Digital na quarta-feira, 11 de outubro. A partir de agora, todos os procedimentos para quem pretende abrir uma empresa ou realizar outros atos relacionados com o registro mercantil são on-line. E, para fazer as solicitações, os interessados precisam de uma assinatura digital, identidade virtual que é oferecida pelas CDLs catarinenses por meio do Certificado Digital.

“Oferecer simplificação é nossa obrigação. O pequeno e médio empreendedor é o grande alvo desta ação. Tudo foi pensado com muito carinho por eles representarem mais de 90% de quase 700 mil empresas catarinenses. Ele é o grande beneficiado e nossa grande inspiração, pois é para eles que queremos levar facilitação e simplificação”, destaca o presidente da Jucesc, Julio Cesar Marcellino Jr..

Com a Jucesc Digital, o usuário não precisará mais se deslocar a um dos 57 postos da Junta Comercial no Estado. Pode encaminhar o ato mercantil de casa ou do escritório com apenas alguns “clics”. Basta ter computador, acesso à internet e Certificado Digital. Ao final do procedimento, o registro do ato mercantil será encaminhado diretamente ao usuário por e-mail. Assim, a tramitação administrativa dos processos cai de nove para duas etapas. “Com esse sistema teremos as taxas mais baixas do país, com tendência de queda”, diz Julio Cesar.

O órgão também garante a confiabilidade e validade dos dados e processos. “Com a assinatura digital, vamos derrubar a zero a fraude de assinaturas, o que acontece atualmente. O sistema é 100% seguro e a Certificação Digital também”, afirma o presidente da Jucesc.

A implantação da Jucesc Digital, desenvolvida com o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, levou um ano e meio. Por um período de um ano, o atendimento nos postos físicos continuará por um ano. Findado o prazo, todo o atendimento será on-line.

“A Junta Digital representa um novo momento de relacionamento com os órgãos públicos. Facilitar a rotina do empresário e levar segurança para seus procedimentos são essenciais para o bom andamento dos negócios”, afirma o vice-presidente para assuntos públicos e políticos da FCDL/SC, Raul Weiss, integrante do Colégio de Vogais da Jucesc, representando a Federação das CDLs de Santa Catarina.

A Junta Digital é acessada por meio de um banner no site da Junta Comercial, que você confere acessar aqui