21 de dezembro, início do verão.

Verão chega repleto de oportunidades para o varejo

A temporada mais esperada pelos brasileiros chegou. O verão começa oficialmente hoje, 21 de dezembro. Sol, sombra e água fresca é o que todos os turistas que visitam Santa Catarina querem nesse período. Tornar a estadia deles confortável e inesquecível é nossa missão. Por isso, montamos um guia para o lojista fazer o período de relax deles ainda mais marcante.

Conhecer o perfil do turista é o primeiro passo para se preparar. E para 2016/2017 a estação vem com a promessa da vinda de muita gente. Somente para Florianópolis, o movimento deve ser 20% maior do que na temporada passada, quando 1,9 milhão de visitantes passaram pela capital. Segundo a Infraero/SC, 666 voos da América do Sul estão fretados para o Aeroporto Internacional Hercílio Luz. Também estão previstos 400 ônibus vindos da Argentina, de acordo com a secretaria de Turismo de Florianópolis. Isso sem contar aqueles que vêm de carro, tanto de outros estados quanto de outros países.

Para atender esse público, 11 mil funcionários temporários devem ser contratados. A simpatia e a hospitalidade são características marcantes citadas pelos turistas como um diferencial do Estado. Então, ter no estabelecimento colaboradores motivados, com sorriso no rosto e que prestem atenção à necessidade do cliente já são pontos que podem ajudar a conquistar o turista e a venda. Falar outro idioma, como inglês ou espanhol, é um diferencial para o visitante estrangeiro se sentir ainda mais acolhido. Clientes satisfeitos tendem a fazer propaganda boca-a-boca, e este é um meio de atrair novos consumidores e manter os que já trabalham com a empresa.

Nas prateleiras, produtos típicos do Estado são uma forma de apresentar a cultura local. Procure evidenciar as características típicas de seu município ou região que proporcionem um atrativo especial para os visitantes. Ofereça diversidade de produtos e serviços capazes de atender ao gosto do turista. Por isso é importante conhecer o cliente para estabelecer um canal de comunicação para um atendimento diferenciado e preciso. O preço atrativo sempre chama atenção e colocar informações em português e inglês em vitrines e cardápios é outra providência importante.

Para ampliar a chance de receber turistas em seu estabelecimento, seja visto. Investir em uma divulgação, seja na mídia ou na página do estabelecimento nas redes sociais, é mais uma garantia de que sua empresa pode ser procurada. Firmar parcerias com agências de turismo ou hotéis e pousadas também é recomendável para ampliar sua presença no município.

Além de se preparar, o empresário também deve se precaver. Para tornar a venda segura, verifique a documentação do cliente quando o cartão de crédito for o meio de pagamento e, em caso de cheque, certifique-se sobre a procedência do mesmo e consulte o SPC.

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