FCDL Notícias

Empresas com mulheres na liderança lucram mais, comprova pesquisa

Ter mulheres em cargos de liderança aumenta em 21% a chance de uma empresa ter desempenho financeiro acima da média. A descoberta é de um estudo da consultoria McKinsey lançado em fevereiro.

Para o estudo, “Delivering Through Diversity” (“Entregando por Meio da Diversidade”), foram consideradas 1007 empresas em 12 países, com várias métricas de diversidade e de desempenho financeiro. Pesquisa semelhante em 2014 trazia resultado menos significativo: naquela época, empresas com executivas nas suas equipes eram 15% mais propensas a ter uma performance mais elevada.

Apesar dessa tendência, a McKinsey relembra que a participação das mulheres entre líderes empresariais ainda é pequena. Mesmo as empresas com maior índice de diversidade têm apenas 10% de mulheres no seu corpo executivo, contra 1% entre as que estão nas últimas posições.

A pesquisa também mostra que, no geral, companhias no último quadrante de diversidade de gênero e cultural tiveram probabilidade 29% menor de atingir lucratividade acima da média do que as outras empresas. “Elas não apenas estavam fora da liderança como também se mostraram muito atrás”, escreve a pesquisa.

Por localidade, a Austrália tem a melhor performance em diversidade de gênero, com mulheres ocupando 21% dos cargos de liderança. Logo em seguida aparecem os Estados Unidos, com 19%, e Reino Unido, com 15%. Em termos de posições nos conselhos, a Austrália mantém a liderança, com 30%. Nos EUA, são 26%, e no Reino Unido, 22%.

Fonte: Portal Newtrade

FCDL Notícias
  • Abrace o fracasso e o estresse, ensina professor de Harvard

    Continue lendo Clique e leia
  • Varejo brasileiro cresce 4,7% em agosto, aponta ICVA

    Continue lendo Clique e leia
  • Netshoes está à venda e Lojas Americanas já está de olho

    Continue lendo Clique e leia
  • Catarinense Carlos Wizard compra fatia da Topper na Argentina

    Continue lendo Clique e leia
  • Em artigo, presidente da Riachuelo defente: ‘o varejo tem futuro’

    Continue lendo Clique e leia
  • Marcas devem ser cada vez mais autênticas para conquistar o consumidor

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais