As CDLS na frente

11/08/2017|

14:08

Reunião Metropolitana em Lages reúne lideranças da região

Mais uma Reunião Regional Metropolitana foi realizada na Serra Catarinense em evento ocorrido em Lages. O encontro, que aconteceu no dia 9 de agosto, foi coordenado pelo presidente da FCDL/SC, Ivan Tauffer, acompanhado do vice-presidente de Coordenação Distrital da Federação, Olair Klemtz. A reunião contou com a participação de lideranças da região, autoridades e representantes do poder público, dentre estes, o prefeito de Lages, Antonio Ceron, a presidente da CDL Lages, Rosani Pocai, a conselheira do SPC, Maria Elisabeth Medeiros Neves, a conselheira fiscal suplente da FCDL/SC e diretora distrital da FCDL/SC(12º Distrito), Ana Claudia Souza Corrêa, o diretor distrital da FCDL/SC(13º Distrito), Valdir Della Giustina, além de dirigentes lojistas e parlamentares. Na pauta da reunião estiveram em destaque os seguintes temas: Feiras Itinerantes, Corpo de Bombeiros, Festival de Inverno, BR 282, Bazar CDL Sebrae e Estacionamento Verticalizado. O presidente Ivan Tauffer destacou como positiva a iniciativa da CDL do município em criar e organizar o Serra Catarina Festival de Inverno que está na segunda edição e, em 2017, agregou outros quatro municípios. Neste ano, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema e Urubici somaram-se a Lages e divulgaram os eventos que ocorrem nos municípios nos meses de alta temporada de inverno junho, julho e agosto. A ideia é que na próxima edição mais cidades e CDLs se engajem no projeto. “Cada região tem sua particularidade e a Federação vai atuar e buscar auxiliar em ações como o Festival de Inverno. Precisamos agir em conjunto, e é nosso papel fomentar essa união”, destaca o presidente.

A presidente da CDL de Lages, Rosani Pocai, aproveitou o momento para solicitar auxílio da Federação para as CDLs de menor porte, como a disponibilização de profissionais capacitados para a inscrição de projetos em editais que possam viabilizar recursos para que as Câmaras de Dirigentes Lojistas desenvolvam mais ações em suas cidades e regiões. “Eu não tenho dúvidas de que esta é a hora da Serra Catarinense e, em questão de pouco tempo o Serra Catarina vai se tornar um dos maiores festivais de inverno do país, nós vamos manter isso funcionando”.

BR- 282
Assunto recorrente nas reuniões da Federação, a BR-282 tem uma previsão de aproximadamente R$ 153 milhões de recursos. Na opinião do presidente, um avanço importante que trará reflexos positivos para a economia de Santa Catarina.

Para Tauffer, é fundamental a união de forças entre os diversos setores, poderes constituídos e órgãos competentes para a concretização das melhorias que o Estado necessita para estimular e acelerar a economia e, consequentemente, o comércio. “Nós, empresários geramos empregos, recolhemos impostos. É necessário juntar a força empresarial para somar ao poder público e ajudar a construir Santa Catarina”.
Feiras Itinerantes e combate à pirataria.

Outro assunto bastante debatido durante a reunião se refere à realização de feiras itinerantes que se instalam nos municípios e comercializam produtos sem procedência e sem fiscalização. A Federação trabalha junto aos órgãos competentes para regularizar a situação de forma que o comércio formal não seja tão prejudicado.

Para isso, está para ser votado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o projeto de lei 210/2015 que dispõe sobre critérios e restrições para comercialização de produtos em feiras e eventos transitórios no Estado de Santa Catarina e adota outras providências. Se aprovada a lei, a realização de feiras itinerantes deverá ser comunicada com antecedência de pelo menos 30 dias antes das datas especiais do comércio, como Dia das Mães, dos Pais, Crianças e Natal. Outra regra é quanto ao horário de funcionamento que deverá ser o mesmo do comercio local. O que o presidente da Federação salienta é que é necessário regulamentar a atividade e mais que isso, garantir a segurança do consumidor para que não adquira produtos de procedência duvidosa. Para isso, diversos órgãos como Conselho Estadual do Combate à Pirataria (Cecop), Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro/SC), Departamento de Defesa do Consumidor (Procon) e Secretaria da Fazenda (Sefaz/SC) trabalham juntos no combate à pirataria.

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

18/04/2024

Palestra sobre Direitos e Deveres do Consumidor e Fornecedor oferece orientação valiosa aos associados da CDL/Joaçaba

12/04/2024

CDL promove palestra para mais de 600 pessoas

12/04/2024

“Parar de vender e começar a fazer o cliente comprar”

Você também pode gostar:

18/04/2024

Palestra sobre Direitos e Deveres do Consumidor e Fornecedor oferece orientação valiosa aos associados da CDL/Joaçaba

12/04/2024

CDL promove palestra para mais de 600 pessoas

12/04/2024

“Parar de vender e começar a fazer o cliente comprar”