As CDLS na frente

25/05/2017|

16:17

CDL Florianópolis: auxílio a pessoas em situação de rua

A união de esforços de diversos representantes de órgãos municipais, estaduais e entidades representativas deu origem ao “Grupo Permanente em Defesa das Pessoas em Situação de Rua” no início de abril de 2017 para realizar ações permanentes em prol dessas pessoas em situação de vulnerabilidade social.

As visitas acontecerão todas as terças e quintas-feiras, nas principais ruas do centro da capital para acompanhar a saúde e dar os devidos tratamentos e assistência médica aos moradores em situação de rua. Além de orientar sobre o recolhimento do próprio lixo e destinação correta destes resíduos.

A CDL Florianópolis faz parte desse trabalho social encabeçado pelo promotor de justiça Daniel Paladino, que tem o objetivo de unir diferentes iniciativas e ações para contribuir com o resgate da dignidade dessas pessoas, além de prestar um auxílio social para reintegrá-las à sociedade.

Na manhã de terça-feira, 16 de maio, o grupo se reuniu, desta vez com a presença do prefeito da capital, Gean Loureiro, para mais uma visita rotineira aos moradores em situação de rua. O primeiro ponto, e mais chocante, foi na área embaixo da cabeceira da ponte Colombo Salles, onde famílias vivem em barracas sem qualquer estrutura para atender suas necessidades fisiológicas.

Logo depois passaram pela passarela do terminal rodoviário Rita Maria, onde mais pessoas dormiam no local e assim sucessivamente nos demais pontos da cidade, como a área dos clubes de remo e na Avenida Beira-Mar.

Durante a ação, a Comcap recolheu detritos, materiais descartáveis e outros rejeitos. O grupo também prestou orientações às pessoas que se encontravam nos locais, como a importância da higiene pessoal, e indicando que eles procurassem o serviço especializado. Algumas também receberam passagens, viabilizadas por meio da assistência social, para retornar às suas cidades de origem.

Para o gerente de articulação de negócios da CDL Florianópolis, Hélio Leite, este é um trabalho que vem se consolidando aos poucos. “Começamos as ações em 2012. De lá pra cá foram mais de 20 visitas, que antes eram noturnas, no centro da Capital, mais de 10 no Norte da Ilha e duas audiências públicas para pensar, planejar e executar ações de abordagem com orientações às boas práticas de higiene pessoal e saúde”, contou.

O promotor Paladino parabeniza todos os envolvidos e define o momento como histórico e fundamental. “Acompanho a causa há cinco anos. Esta é uma ação forte e inovadora que atende aos anseios da sociedade. Traz dignidade e resgate que a pessoa humana precisa em nossa sociedade”, salienta Paladino.

Prefeito da capital participa de uma visita
Prefeito da capital participa de uma visita

Compartilhe

Newsletter

Receba no seu email o conteúdo do Blog da FCDL/SC

Últimas postagens

26/03/2024

CDL de Major Vieira reúne mais de 300 mulheres em evento

26/03/2024

CDL Imbituba Celebra 45 Anos de História e lança parcerias

18/03/2024

Ações da Polícia Militar repercutem positivamente no comércio

Você também pode gostar:

26/03/2024

CDL de Major Vieira reúne mais de 300 mulheres em evento

26/03/2024

CDL Imbituba Celebra 45 Anos de História e lança parcerias

18/03/2024

Ações da Polícia Militar repercutem positivamente no comércio