Notícias

Cofem e FCDL/SC manifestam apoio à Reforma da Previdência

Presidente da FCDL/SC participa de reunião do colegiado

A FCDL/SC, representada por seu presidente, Ivan Tauffer, manifestou seu apoio à reforma da Previdência durante reunião do Cofem (Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina) na segunda-feira, 5 de fevereiro.

Durante o encontro, realizado na Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina), em Florianópolis, o Cofem emitiu nota à bancada catarinense no Congresso Nacional em defesa da reforma da previdência. “A adequação das regras previdenciárias à atual expectativa de vida brasileira é, assim, medida essencial para o necessário ajuste fiscal das contas públicas. Além disso, é chegada a hora de tratar com mais igualdade e transparência as aposentadorias públicas e privadas”, manifestam as federações empresariais.

A nota foi enviada a todos os 16 deputados federais e aos três senadores que representam Santa Catarina no Congresso Nacional. Além do presidente da FCDL/SC, o documento foi assinado pelos presidentes das federações da Indústrias (Fiesc), do Comércio e Serviços (Fecomércio), da Agricultura (Faesc), dos Transportes de Cargas (Fetrancesc), das Associações Empresariais (Facisc) e das Associações de Micro e Pequenas Empresas (Fampesc).

Um dos motivos do apoio à reforma é porquê atualmente há uma distinção muito grande entre as aposentadorias concedidas aos trabalhadores do setor público em relação aos do setor privado, cujo limite máximo é um pouco inferior a R$ 6 mil. A reforma pretende equilibrar esta conta, sem retirar nenhum direito dos que já se encontram aposentados e dos que já têm direito à aposentadoria. Também deve auxiliar na redução do déficit da previdência. “Já há insuficiência de recursos para cobrir os compromissos dos planos de aposentadoria. Se a reforma não for aprovada, todos terão dificuldades no futuro para receber o benefício, e ainda, os investimentos que o setor produtivo necessitam vão para tapar o buraco da Previdência”, afirma o presidente da FCDL/SC, Ivan Tauffer.

Reforma
O Brasil teria uma economia de R$ 1,02 trilhão até 2028, caso a reforma da Previdência estivesse em vigor desde 1º de junho de 2017. A projeção foi feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), tomando como base as regras para aposentadoria previstas no texto que está sendo negociado entre o governo e os parlamentares. Entre essas regras estão a idade mínima para aposentadoria de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, a equiparação entre trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos e regra de transição até 2037.

Em âmbito nacional, as entidades empresariais, incluindo a FCDL/SC, e outras instituições lançaram também nesta segunda, a campanha intitulada “Todos pela reforma da Previdência – Pro Brasil não quebrar”, com ênfase em ações nas redes sociais. A ação esclarece dúvidas e mostra a importância das mudanças nas regras da aposentadoria. Veja mais no site www.brasil.gov.br/reformadaprevidencia/campanha

Leia o Manifesto do COFEM:
Cofem apoia a Reforma da Previdência

O Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina (Cofem) manifesta seu apoio à Reforma da Previdência. Com o envelhecimento da população, a tendência é que o atual déficit da Previdência aumente, comprometendo as aposentadorias. A adequação das regras previdenciárias à atual expectativa de vida brasileira é, assim, medida essencial para o necessário ajuste fiscal das contas públicas. Além disso, é chegada a hora de tratar com mais igualdade e transparência as aposentadorias públicas e privadas. O Cofem conclama os parlamentares catarinenses a aprovar a Reforma da Previdência, como medida imprescindível à sustentabilidade do sistema previdenciário, garantindo o direito à aposentadoria a esta e às futuras gerações, e criando um ambiente mais favorável aos investimentos e à geração de empregos.

Notícias
  • 8ª edição do guia de benefícios já está disponível na CDL Blumenau

    Continue lendo Clique e leia
  • CDL Videira projeta recuperar 30% de dívidas com o comércio local

    Continue lendo Clique e leia
  • ‘Dia de Liberdade de Impostos’ será o maior já realizado em Chapecó

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais
Blog
  • Não é atendimento, é relacionamento: como a sua empresa trata o cliente?

    Continue lendo Clique e leia
  • Com o CDL + Crédito nunca foi tão fácil vender no crediário

    Continue lendo Clique e leia
  • Edital de Convocação: Reunião do Conselho Diretor

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais