Notícias

Demandas do Vale do Itajaí e Foz do Rio Itajaí pautam encontro da FCDL/SC

Encontro acontece em Itajaí
Encontro acontece em Itajaí

Os interesses de duas Regiões Metropolitanas de Santa Catarina, Vale do Itajaí e Foz do Rio Itajaí, foram destacados em reunião promovida pela FCDL/SC na terça-feira, 11 de abril, em Itajaí. No encontro, dirigentes da Federação e presidentes de CDLs apresentaram a representantes do poder público os pontos que precisam de ações efetivas para solucionar necessidades e gargalos regionais que freiam o desenvolvimento econômico e sustentável dos municípios dessas áreas.

“Queremos colaborar e unir esforços para trazer melhorias a essas regiões. Nosso papel está em também olhar para a cadeia produtiva, que está interligada ao varejo. E as iniciativas que precisam ser implantadas terão um impacto positivo em todos os setores, não só no comércio”, destaca o presidente da Federação, Ivan Tauffer, que conduziu o encontro com o vice-presidente de coordenação distrital da entidade, Olair Klemtz. “Apresentamos uma excelente pauta de assuntos relacionados a estas Regiões Metropolitanas, que também envolvem outras regiões, beneficiando, assim, a todos”, complementa Klemtz.

Questões relacionadas à BR 470, ao Porto de Itajaí, planejamento turístico, posto da Polícia Rodoviária Federal e balança em Itapema, feiras itinerantes, controle de barragens e desassoreamento foram discutidos com o secretário de estado de turismo, cultura e esporte, Leonel Arcângelo Pavan; com os prefeitos de Itajaí, Volnei Morastoni; Navegantes, Emílio Vieira; e Pomerode, Ércio Kriek, com o deputado estadual Serafim Venzon, além de secretários de administrações municipais e assessores de deputados.

A Região Metropolitana do Vale do Itajaí é composta por 16 cidades, das quais 13 têm CDLs e duas têm NDLs (Núcleos de Dirigentes Lojistas). Já a Região Metropolitana Foz do Rio Itajaí é integrada por nove municípios, dos quais todos tem uma Câmara de Dirigentes Lojistas.

Reuniões regionais
O encontro faz parte das Reuniões de Regiões Metropolitanas, novo modelo de trabalho implantado pela FCDL/SC em 2017 para dar celeridade às demandas necessárias para o desenvolvimento do varejo e da sociedade. A série de eventos reúne dirigentes das CDLs, da Federação e representantes do poder público em um mesmo ambiente para elaboração de uma pauta macrorregional que ainda este ano deverá ser encaminhada ao governo do estado com questões fundamentais e estratégicas para o setor terciário da economia.

As Regiões Metropolitanas foram criadas em 2010, quando a Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) promulgou a Lei Complementar 495/10, que instituiu em Santa Catarina 11 regiões metropolitanas, distribuindo entre elas os 295 municípios do estado. O objetivo é buscar de maneira uniformizada benefícios para as cidades que compõem uma mesma região e também para que se possa habilitar a receber recursos federais por meio da Lei 13089/2015, que rege sobre o desenvolvimento urbano integrado nas regiões metropolitanas.

Notícias
  • Vendas do Dia dos Pais crescem 3,09% em Santa Catarina

    Continue lendo Clique e leia
  • CDL Florianópolis levará atrações ao Mirante da Ponte Hercílio Luz

    Continue lendo Clique e leia
  • CDL Brusque celebra Dia dos Pais com jantar especial

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais
Blog
  • Use as redes sociais para mostrar a sua marca

    Continue lendo Clique e leia
  • 10 dicas práticas para o seu comércio fazer um ótimo marketing

    Continue lendo Clique e leia
  • Dicas para extrair o melhor do Dia dos Pais

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais