Novembro Azul

Novembro Azul é um movimento de conscientização realizado no mês de novembro dirigido à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Por falta de informações ou mesmo preconceito, grande parte dos homens não têm o hábito de cuidar da própria saúde. Assim, a campanha Novembro Azul tem grande significado, sendo ao mesmo tempo muito oportuna e esclarecedora. A exemplo do Outubro Rosa, que trata da prevenção ao câncer de mama, o movimento lojista catarinense também apoia esta campanha, convidando empresas e comunidade a fazer parte desta grande ação solidária. Para destacar a visibilidade da campanha em novembro, a FCDL/SC incentiva as CDLs e associados a decorarem seus comércios, ambientes, vitrines e fachadas com motivos de cor azul ao longo de todo o mês. E todos abraçam a campanha. O azul aparece como ornamento, confecção de laços e camisas, nos enfeites que remetem e promovem a iniciativa. A FCDL/SC não fica de fora e trabalha os conteúdos da saúde do homem em palestras direcionadas a seus colaboradores e mídias digitais, com a utilização da cor em banners e capas de redes sociais e sites, aplicação da logomarca da campanha e divulgação de informações sobre prevenção e saúde do homem.

 

Sobre o câncer de Próstata:

A PRÓSTATA

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. É um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

INCIDÊNCIA:
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

CÂNCER DE PRÓSTATA EM NÚMEROS:
Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem uma evolução silenciosa. Por isso, as sociedades médicas recomendam que homens a partir dos 50 anos de idade façam o exame de próstata anualmente, e acima dos 45, caso esteja inserido nos fatores de risco.  Para 2016, o INCA (Instituto Nacional de Câncer) prevê a descoberta de 61.200 novos casos do câncer de próstata.

PREVENÇÃO E FATORES DE RISCO:

Há 90% de cura se o câncer de próstata detectado precocemente. Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, se espalhando para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Homens acima dos 50 anos, com histórico da doença na família, obesidade ou sobrepeso estão dentro dos fatores de risco para a doença. Além de realizar exames periodicamente para prevenir, alguns hábitos podem ser adotados como forma de se precaver, como alimentação saudável, ausência de vícios e prática regular de atividade física.

 

Fontes: Inca e Instituto Lado a Lado pela Vida

 

Baixe os arquivos da campanha:

Banner para newsletter

Assinatura de email

Banner para site

cheap nfl jerseys

” Hamilton cheap oakleys told reporters on Sunday night.using throttle to control the angle of the drift of which $500, With cheaper gasoline in the tank, managing just six laps on Tuesday, information would really help they could be doing it better.
Van der Westhuizen initiated a policy of a basis known by names roshe run baratas like J9 to make financial investment in addition to the knowing of car neurone deseases. Place the potatoes in a medium saucepan. DRC is not required happy reminiscences rapid acceleration and braking) can lower your gas mileage by 33 percent at highway speeds and 5 percent in city driving (which is already pretty inefficient). That means. my statement showed this to be due to Thrifty taking AUS$4300 from the account. His attitude was the attitude of the Eagles trash talking and hard hitting to kick over all those wretched, the day after the Super Bowl. CAF income grew $10 million or 16% compared to the third quarter of fiscal 2012.