Outubro Rosa

Outubro é mês de conscientização sobre os cuidados com o câncer de mama. E, como acontece anualmente, a FCDL/SC incentiva esta atenção para com a saúde por meio do Outubro Rosa, campanha dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce deste tipo de câncer.

Com sua capilaridade e credibilidade, o movimento lojista de Santa Catarina vem tradicionalmente apoiando a campanha. A maioria dos estabelecimentos comerciais decora suas vitrines e lojas com motivos da mesma cor ao longo do mês, além de incentivar a decoração de prédios públicos, fachadas e monumentos.

Para auxiliar as CDLs, a Federação disponibiliza em seu portal artes criadas pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer) para auxiliar na divulgação da campanha.

Ampliar o debate e falar sobre o tema é de extrema importância diante dos números da doença. Para o Brasil, em 2017, as estimativas são de 57.960 novos casos de câncer de mama. Em Santa Catarina, as estimativas do INCA projetam 2.030 novos casos da doença e, em Florianópolis, 180.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade, sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

Não há uma causa única para o câncer de mama, diversos fatores estão relacionados ao surgimento da doença. Contudo, se detectado precocemente, há grandes chances de cura.

Aproveitamos para pedir que todas as ações do Outubro Rosa que a CDL estiver envolvida sejam registradas para posterior produção de matéria e publicação no portal da FCDL/SC, bem como no informativo Semana Lojista. As informações e matérias devem ser enviadas para o e-mail
 comunicacao@fcdl-sc.org.br.