Varejo em Pauta

Aqui no Varejo em Pauta, você terá acesso semanalmente a um áudio que se propõe a compartilhar experiências e conhecimento.

Em até 3 minutos, de modo simples e acessível, a FCDL/SC apresentará informações que visam oferecer alternativas para o empresário associado da CDL melhorar a performance do seu negócio, disseminar boas práticas de varejo e transmitir estímulos para o bom desempenho de suas atividades.

Mais Fortes!

Você está preocupado em encontrar alternativas para o seu negócio e retomar os bons resultados?

É preciso usar a criatividade e buscar opções eficazes!

A força de um grupo, com mais cabeças pensando, aumenta as possibilidades de encontrar caminhos, mesmo em um cenário adverso como o que estamos passando. O agir coletivamente, de uma forma colaborativa, aproveitando toda a criatividade latente de uma equipe, pode fazer toda a diferença na retomada do crescimento. Mas como utilizar o potencial de um grupo?

O empresário encontra apoio na CDL da sua região! São mais de 200 CDLs em Santa Catarina!

Ser associado CDL é estar representado por uma entidade forte que tem credibilidade e que trabalha a seu favor. O agir associativo tem propósito: gerar valor para o lojista. O momento é de união e valorização do comércio local!

Onde tem comércio e lojistas, tem CDL!

Para ouvir o conteúdo sobre este assunto​, ouça o podcast desta semana:

Xô Virus

Você acredita que a sua empresa será a mesma de antes da pandemia?

Estudo recente sobre os impactos da pandemia no varejo, mostra que os brasileiros estão mais preocupados com a segunda onda da doença, e também indica queda de confiança em relação aos cuidados dos varejistas para combater o coronavírus.

É necessário cumprir todas as medidas preventivas e divulgá-las aos clientes. O acesso à informação ajuda na tomada de decisões assertivas para gerar credibilidade junto ao público.

A pesquisa ainda afirma que os consumidores estão inseridos definitivamente nos canais digitais, e estão comprando preferencialmente nos estabelecimentos mais próximos de casa ou do trabalho.  Os índices também mostram redução de consumo, planejamento e pesquisa de preço, além de busca por promoções.

Ou seja, preço, segurança e entrega são fundamentais!

É necessário repensar as estratégias para superar este momento!

Para ouvir todo o conteúdo sobre este assunto​, ouça o podcast desta semana:

Páscoa

Olá, CDLs Catarinenses e seus Associados!

Já se organizou para a Páscoa? O importante é que a data sirva de estímulo para estreitar a relação com o cliente; mas como utilizar o que aprendemos até aqui?

Use a criatividade!

Para atrair a clientela, você pode realizar diferentes ações como uma live shopping temática utilizando cenografia, figurino e mimos simpáticos. Também pode oferecer descontos progressivos, ou benefícios na primeira compra presencial, além de brindes para estimular a recompra, e também para presentear outras pessoas.

Você pode se fazer presente na vida do cliente enviando mensagens com curiosidades sobre a Páscoa, sugestão de receitas para o domingo, dicas de mesa posta, ou link com uma playlist especial para a data. Você precisa oferecer o melhor para o seu cliente se sentir especial!

Como Cobrar?

Em caso de inadimplência, a cobrança é legítima, mas não deve ser ofensiva, pois o intuito é recuperar a dívida e  não confrontar. Não tenha receio de cobrar, mas o lojista deve cuidar com o posicionamento para otimizar os resultados e não afastar o cliente.

Primeiramente, é recomendado organizar a carteira, separando o que é atraso de inadimplência. Em seguida, faça um ranking para identificar os consumidores com maior potencial de acerto.

No SPC você encontra o Collection Store, uma ferramenta específica para realizar essa triagem. Baseado em análise de uma série de fatores que identifica de forma automática e simples os clientes inadimplentes que têm maior probabilidade de quitar seus débitos.

Cuide com o direcionamento, pois a cobrança impacta na relação com o cliente e na sua marca!

Quer saber mais sobre como a ferramenta  Collection Store pode te ajudar na cobrança de inadimplentes?

Stories tem Poder

Stories têm poder! Os stories das redes sociais despertam nosso interesse e curiosidade porque todos nós gostamos de novidades e de boas histórias! Essas publicações chamam atenção e podem despertar o desejo do cliente.

Já ouviu falar no Princípio de Aida? Atenção, Interesse, Desejo e Ação são os 4 pilares fundamentais de vendas e eles devem inspirar seus stories para fazer o seu perfil bombar! É sempre bom planejar as postagens fundamentadas nesse princípio, mas sem perder a espontaneidade e o tempo certo, pois stories tem a ver com o momento.

Preste atenção no público-alvo e como ele está reagindo. Observe as visualizações e mensagens, o objetivo é engajar e entreter. As vendas são consequência de entendermos a dinâmica da ferramenta.

As redes sociais são canais de relacionamento, estamos nelas para acompanhar o que está acontecendo e para fazer acontecer!

Bora postar!

Sucesso do Cliente

Sucesso do cliente! Com a ascensão das plataformas digitais, é possível acompanhar a jornada de um cliente de forma mais assertiva. Mesclar a automatização com o contato interpessoal pode tornar a experiência de compra mais interessante, ágil, focada na conversão e na satisfação do cliente.

Atualmente, há opções de plataformas, das mais simples às mais sofisticadas, com acesso à soluções que se adaptem a sua necessidade. É essencial preparar a equipe para, cada vez mais, se apropriar de novos recursos e criar uma cultura voltada para o cliente.

Ingresse nesse novo mundo de oportunidades!

O cliente é fundamental para o sucesso do negócio!

Para mais informações, ouça o podcast desta semana: