Benefícios de se associar e fazer parte de uma CDL de SC

Fazer parte de uma CDL é contar com o apoio de uma instituição que defenderá os interesses do lojista! Os fundamentos de uma CDL são baseados nos princípios do associativismo, que promovem a integração do comércio e demais atividades empresariais locais em prol do objetivo comum da classe.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada para proteger, orientar e defender os direitos dos empresários associados. Entre as principais ações, está a busca por mecanismos e subsídios com o objetivo de aumentar a lucratividade e reduzir a inadimplência e carga tributária. As CDLs lutam pela redução de impostos, por mais crédito, capacitação do setor, por segurança, e também por melhorias na mobilidade urbana.

Em Santa Catarina, as CDLs contam ainda com o apoio institucional e operacional da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL). Temos em nosso estado mais de 10% de todas as CDLs do país, nas quais estão associados mais de 40 mil empresas e profissionais liberais. Estes números proporcionam representatividade e possibilitam que a FCDL/SC disponibilize programas, campanhas e serviços.

As CDLs proporcionam benefícios exclusivos aos empresários, como proteção contra a inadimplência com as consultas de crédito, e ainda oferecem descontos em diferentes produtos como planos de saúde, odontológico e funerário. As entidades também promovem consultorias, cursos, palestras e disponibilizam espaço para eventos. Além de diferentes soluções gratuitas, como assessorias e emissão de certificado digital.

Imagens: Freepik

Quais são as vantagens em se associar à CDL?

O associado CDL dispõe de diferentes privilégios, bem como de parcerias e convênios que visam reduzir custos, aumentar a lucratividade e facilitar a adequação às normas fiscais. A CDL oferece uma série de vantagens às empresas associadas e, talvez a principal, é a possibilidade de acessar e incluir consumidores inadimplentes no SPC, uma excelente forma de otimizar a segurança nas vendas realizadas e aumentar o número de crédito recuperado.

Além disso, as CDLs de Santa Catarina têm à disposição uma galeria com mais 70 palestrantes contratados pela Federação, os quais oportunizam às entidades a realização de palestras, workshops e treinamentos com mais de 150 temas diferentes, muitos deles com custo zero para a entidade e os demais subsidiados por um custo simbólico.

As CDLs catarinenses contam ainda com assessoria jurídica, assessoria parlamentar permanente e atuante junto ao poder público, eventos regionais e estaduais de capacitação e treinamento para funcionários e dirigentes, auxílios e bonificações para custeio de estrutura operacional e internet.

Também o Programa de Inovação de CDLs – REINOVAR, que visa padronizar e melhorar constantemente a gestão das entidades. Como forma de incentivar o REINOVAR e a excelência, as CDLs participam anualmente de um Plano de Objetivos, que consiste em alcançar metas, que transformadas em pontos, ao final de cada ano premiam as entidades que alcançaram os objetivos propostos.

Como se associar?

Para se tornar sócio, o empresário deve procurar a CDL mais próxima para saber quais são os requisitos necessários e firmar a parceria. Geralmente, são oferecidos planos com diferentes tipos de serviços e benefícios. Para manter a associação, o lojista deve contribuir com um pagamento mensal de acordo com o plano selecionado no momento da adesão.

Para ser aceito, é necessário que o pretendente a sócio possua boa reputação, espírito comunitário e de solidariedade com a classe lojista.

Quais são as principais responsabilidades das CDLs com os associados?

Cada CDL possui deveres e responsabilidades com os associados, conforme descrito no estatuto. Entre as principais, podemos citar: proteger, orientar, amparar e coligar os empresários aderentes. Em resumo, a entidade atua e defende o empresário em função dos interesses comerciais, sociais e políticos do movimento lojista.

História da FCDL/SC

A entidade nasceu em 22 de setembro de 1972 durante a Convenção Estadual do Comércio Lojista realizada no Rio de Janeiro. O primeiro presidente foi o empresário Moacyr Pereira de Oliveira e a data de fundação da FCDL/SC, se transformou no Dia do Lojista Catarinense, conforme instituiu a Lei Nº 13.208, de 20 de dezembro de 2004.

Nesses 49 anos de história, a Federação se destaca pela busca do crescimento econômico catarinense e na oferta de produtos e serviços em constante aperfeiçoamento. Com forte atuação em prol do varejo, com ações nas áreas parlamentar, jurídica, educacional, socioambiental, de prestação de serviço, a entidade se tornou uma das maiores federações do país e uma referência de associativismo para os demais estados.

Este feito é fruto do trabalho voluntário de empresários interessados no desenvolvimento do Estado de Santa Catarina e das cidades onde estão inseridos.