Campanhas de prêmios são benéficas para o varejo e consumidor

Quem não gosta de ganhar um prêmio? Se for grande, como um automóvel, por exemplo, melhor ainda. E boa parte das CDLs de Santa Catarina oferece esta possibilidade aos consumidores quando criam campanhas de incentivo de vendas. Mas este não é o único motivo para as entidades desenvolverem ações dessa natureza. Uma promoção, além de agradar o consumidor, é uma grande ferramenta para movimentar o faturamento, fortalecer, dar visibilidade e consolidar o nome da marca no mercado.

“Participar de uma campanha de incentivo de vendas tem um custo, por conta dos materiais de divulgação que são criados, mas este não pode ser considerado um gasto e, sim, um investimento, pois as despesas são compartilhadas entre os aderentes. Para dar certo, a campanha precisa ser bem pensadas. E as CDLs fazem isso. Sabem a época ideal para realização a promoção, o tempo necessário para sua realização, conhecem o mercado e sabe o que ele precisa, por isso, incentivamos os associados a aderirem às ações”, diz o presidente da FCDL/SC, Ivan Tauffer.

Muitas CDLs fazem campanhas em datas sazonais, como Dia das Mães e Natal. Outras as realizam em épocas de baixo movimento no comércio para agitar o mercado. Há aquelas que também as promovem o ano inteiro, para que o consumidor tenha a chance de ser contemplado com prêmios especiais, de um vale-compras a um carro. As promoções ocorrem em um determinado período e encerram com o sorteio e entrega dos prêmios aos sorteados.

Além de chamar clientes para o comércio, as campanhas são excelentes formas de divulgar a marca. “Lançada a campanha, as CDLs fazem ampla divulgação da ação em rádios, TVs, jornais, redes sociais, o que leva a marca participantes a ficar conhecida, e isso tem um impacto muito positivo a médio e longo prazo”, destaca o gerente de produtos e serviços da FCDL/SC, Valdemir Manoel da Silva.

Em geral, as empresas aderentes às promoções recebem um kit promocional para identificá-las como participantes da promoção e também para chamar a atenção dos consumidores. Em muitas delas, os colaboradores também podem ser premiados, caso o cupom o ganhador do sorteio seja de estabelecimento.

Algumas CDLs têm o sistema de participação muito facilitado, por disponibilizarem o sistema de gestão de sorteios da FCDL/SC. Por meio desta plataforma, o empresário incluirá no site da promoção o cupom do consumidor e o cliente será convidado a se cadastrar no site da campanha para acompanhar. “Este processo é feito apenas uma vez. Caso vá a outra loja participantes, bastará informar o CPF para ter o número do cupom cadastrado em seu nome e concorrer aos prêmios”, explica Valdemir.

Ao aderir à campanha é importante treinar a equipe para fornecer o melhor atendimento possível. Em muitos casos, as CDLs pensam nos colaboradores e premiam aquele vendedor cujo cupom tenha sido sorteado com o nome do estabelecimento. “Todos os funcionários devem conhecer profundamente a promoção para orientar e motivar os clientes a participar”, afirma o presidente da Federação.

Os consumidores e empresários podem participar tranquilamente das campanhas, com a garantia de entrega dos prêmios, pois as mesmas são devidamente autorizadas pela Caixa Econômica Federal para estarem de acordo com as exigências da legislação que trata deste tema. “A credibilidade de uma promoção é a chave do sucesso de todos os envolvidos. Por isso, a FCDL/SC conta com um departamento exclusivo para dar apoio sem custos para as CDLs regularizarem suas campanhas”, conta o analista de projetos institucionais da Federação, Douglas Ruschel, responsável por auxiliar as CDLs neste processo.

Para mais informações sobre as promoções, os lojistas podem procurar as CDLs de suas cidades para obter melhores resultados e levar uma experiência de compra diferenciada para seus clientes.