CDL na Escola encanta jurados. Conheça os vencedores!

As crianças catarinenses entraram em ação este ano e defenderam a Biodiversidade. Através do concurso de redação e desenho, CDL na Escola, desenvolvido pela FCDL/SC, com apoio do Sicoob, Leo&Leo, e SCC SBT, alunos escreveram redações e criaram desenhos que encantaram a comissão julgadora. Atento aos detalhes e critérios de avaliação, os jurados lançaram as notas e os vencedores da etapa estadual de 2019 já são conhecidos.

Confira abaixo os nomes dos primeiros lugares:

Categoria Desenho (1º ao 5º anos):

Aluno(a) Série Escola Professor Orientador Município
Sarah Sophia Hachmann 5º Ano Escola Municipal Viver e Conhecer Marcia Toscan Capinzal
Ana Clara Cordeiro Rizzi 5º Ano E.B.M Erci Dick Sirlei Tormen Monte Carlo
Kauany Aparecida Campagnolo 5º Ano Centro Educacional – Cert Sandra Schindler Joaçaba
Kauan Vicente Veloso 5º Ano Centro Educacional Municipal Macieira Aline M. P. Fraiburgo
Ashley Da Luz Aguiar 4º Ano E.E.B Waldemar Casa Grande Rafael Balk Forquilhinha

 

Categoria Redação (6º ao 9º anos):

Aluno(a) Série Escola Professor Orientador Município
Érica Milena Reichardt 8º Ano Núcleo Escola Municipal João Pedro Alberti Edilaine Fernandes Corrêa Bela Vista do Toldo
Aline Luisa Bertotto 8º Ano E.M.E.B Profª Aurora Siqueira Jablonski Arlete Berti Rio Negrinho
Ana Eliza Levandovski 7º Ano Centro Educativo Itaiópolis Gilcélia Popadiuk Itaiópolis
Raíssa Stefani Loeblein 8º Ano E.M.Pe Nicolau Gouverneur Ana Rita Barela São Carlos
Welinton Barp 9º Ano Escola Básica Municipal Sebastião Rodrigues de Souza Jussimara Rossi Irani

 

Os vencedores de cada modalidade e seus respectivos professores orientadores serão agora premiados com um tablet cada. Em seus trabalhos, grandes exemplos foram destacados por eles, como o plantio de árvores e hortas orgânicas, criação de brinquedos com materiais reciclados, limpeza de praças e orlas de praia, brechó sustentável, diminuição de energia elétrica e água, além de uma cartilha com pedidos de melhoria ao poder público.

Escolas catarinenses abraçam programa

As boas práticas devem ser inseridas na rotina das crianças desde os primeiros anos de vida. É preciso entender que a necessidade de preservar o mundo não é uma responsabilidade somente do adulto. Afinal, as futuras gerações é que conviverão com as consequências das atitudes de hoje.

A FCDL/SC identificou que um novo modelo de comportamento nas escolas municipais pode favorecer a preservação do meio ambiente. Desde 2011, o programa CDL na Escola impactou mais de um milhão de alunos e, nesta 9ª edição, alcançou 191.649 alunos de 923 escolas públicas municipais do ensino fundamental de Santa Catarina com o tema Biodiversidade.

Para o presidente da Federação, Ivan Tauffer, “O resultado ultrapassa números, pois muito orgulha ver a contribuição da iniciativa na formação cidadã de todos os participantes, sendo esta a principal prioridade. Estamos realizados com o concurso deste ano e temos certeza que ano que vem, novamente, as expectativas serão superadas”.

Confira os integrantes da Comissão Julgadora do concurso:

  1. Ariéli Silva – Coordenadora de Marketing da Leo&Leo;
  2. Camile Silva – Supervisora de Comunicação e Marketing do Sicoob;
  3. Cláudio Dutra – Diretor Presidente da Marcca Comunicação;
  4. João Carlos Dela Roca – Assessor Institucional da FCDL/SC;
  5. Jorge Ijuim – Professor de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC
  6. Mark Rae – Engenheiro Sanitarista e Ambiental
  7. Carlos Eduardo Bressani Zanchin – profissional do Marketing da SCC SBT
Ser reconhecida, tanto pelas CDLs do Estado de Santa Catarina quanto pelas demais entidades de representatividade do Brasil, pela sua excelência em gestão, produtos e serviços inovadores, transparência e constância de propósitos, como um modelo de entidade de associativismo.
Atender as necessidades das CDLs do Estado de Santa Catarina buscando congregar, representar e defender seus interesses; Aproveitar o associativismo para geração e garantia de valor agregado, através da oferta de produtos e serviços em constante aperfeiçoamento; Propiciar o crescimento sustentado, através do apoio tecnológico, do direcionamento, de ações estratégicas e da constante transferência de conhecimento.
• Transparência; • Credibilidade; • Propósito; • Qualidade; • Agilidade; • Presteza; • Respeito; • Preservação da ideologia; • Responsabilidade.