CDL na Escola traz um universo de possibilidades

Por estar de olho no futuro e ver a disposição de tantos educadores em aderirem ao Recicla CDL na Escola, a FCDL/SC percebeu que outras abordagens importantes podem ser contempladas na sala de aula por intermédio do concurso de educação ambiental. Limitar o programa somente ao tema reciclagem, igualmente importante, fechava espaço para outras propostas fundamentais de abordagem como, por exemplo, educação financeira e mobilidade urbana.

E, na prática, estes temas acabaram sendo incorporados ao programa. Era a hora, então, de fazer com que a atividade tivesse um grande guarda-chuva, um nome que abrigasse mais oportunidades para também fortalecer a presença das Câmaras de Dirigentes Lojistas em ações socioambientais e de responsabilidade social nas escolas municipais de Santa Catarina.

Por isso, a partir de 2019, o Recicla CDL na Escola passará a se chamar apenas CDL na Escola. A mudança, apesar de simples, abre espaço para que outros temas, além dos que estão ligados ao meio ambiente, sejam debatidos e desenvolvidos em salas de aula ou no contraturno das crianças.

As entidades de cada município terão autonomia para criarem projetos utilizando esta nova nomenclatura e poderão escolher os temas em comum acordo com as necessidades das instituições de ensino, como por exemplo: CDL na Escola – Educação Financeira, CDL Educação no Trânsito, ou CDL na Escola – Aulas de Música, somente para citar algumas possibilidades.

Com esta abordagem, a Federação aposta no contínuo crescimento do programa e prevê novas aventuras para os estudantes catarinenses. As CDLs neste novo conceito ficam à vontade para escolher o tema mais adequado dentro de seus objetivos, desenvolver o projeto e apresentar à FCDL/SC para validação.

Biodiversidade em cena
A partir deste ano, o Recicla CDL na Escola passará a ser chamado CDL na Escola – Liga Sustentável e o tema da edição 2019 já foi escolhido. Desta vez, centenas de estudantes catarinenses serão convidados a refletir sobre a “Biodiversidade”. Mais informações sobre o conceito estarão presentes na revista do programa que será lançada no mês de março.

O programa
Idealizado pela Federação das CDLs de Santa Catarina (FCDL/SC), em 2011, com parceria das CDLs, Secretarias Municipais de Educação, escolas, professores, alunos e demais apoiadores/patrocinadores, a CDL na Escola – Liga Sustentável vem batendo recordes a cada ano.

A iniciativa se aproxima do lúdico para apresentar as crianças um novo modo de enxergar e compreender a dependência do ser humano em relação ao meio ambiente. A Federação entende que é preciso semear e mostrar aos detentores do futuro, as crianças, que ações prejudiciais à natureza são também fontes de problemas que refletem na vida de todo ecossistema.

O programa utiliza como estímulo o concurso de Redação e Desenho direcionado a alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Público Municipal com duas modalidades desenho e redação.

A FCDL/SC para auxiliar na viabilização do programa, disponibiliza gratuitamente às escolas aderentes cartazes, materiais de divulgação e peças, manuais e cartilhas instrucionais, além de oferecer a premiação aos vencedores municipais e estaduais.

Liga Sustentável em ação
“Estamos felizes pelo crescente aumento de participantes. O Recicla CDL na Escola já mostrou que é inovador e que ajuda as crianças e adolescentes a pensarem sobre o futuro que desejam para si, para os outros e para o planeta”, explica o presidente da FCDL/SC, Ivan Roberto Tauffer.

Site para acessar mais informações, materiais e vídeos do CDL na Escola – Liga Sustentável: http://ligasustentavel.com.br/