Empreender é superar desafios

Existem pessoas que já possuem um forte espírito empreendedor e o exercem no trabalho e na vida pessoal com características de liderança. Algumas delas aproveitam esse potencial para abrir um negócio. Mas não é uma tarefa fácil, a vida do empreendedor é superar desafios. E eles chegam de diversas formas, seja dentro do negócio ou em obstáculos externos. Cada dia é diferente, com momentos para superar, onde resiliência, coragem e otimismo são fundamentais. “Empreender é sair na chuva para se molhar. E se encantar com isso”, como define o fundador da ONG Doutores da Alegria, Wellington Nogueira.

Apesar dos desafios, perseverar é a chave para galgar êxito nos negócios. Para ser mais assertivo, o primeiro grande passo é conhecer o ramo de atuação da futura empresa ou da empresa já existente. Este “know how” fará toda a diferença na hora de contornar eventuais desafios que surjam pelo caminho. Em seguida, elabore um plano de negócios. Organização e ciência de onde está, onde se quer ir e onde se quer chegar são um norte importante rumo ao sucesso.

Invista, mas também não gaste tudo para o negócio poder prosperar. Despesas com água, luz, eventual aluguel e até colaboradores devem fazer parte da conta do empreendedor e, dentro desta receita, faça uma reserva para poder investir. Além disso, capacite-se. Converse com pessoas do ramo, faça cursos, se necessário busque uma consultoria e não desista.

Caso encontro alguma dificuldade pelo caminho, a palavra-chave é aprender e não desanimar. Errar às vezes faz parte, mas este serve para aprimorar nosso conhecimento, nos dar força e nos impulsionar para fazermos melhor. Entre tantas possibilidades de dar errado, é preciso se agarrar no que pode dar certo e ter força para encontrar soluções criativas.

E lembre-se: quanto maior o sonho, maior o desafio. Você já é vencedor apenas por ter uma ideia de negócio, vencer a burocracia, empregar pessoas e movimentar a economia. Problemas internos e externos sempre irão ocorrer, a diferença sempre estará na forma que você lida e tira uma lição deles.

O empreendedor pode mudar o país, basta acreditar.