Apenas algumas semanas nos separam de uma das épocas mais saborosas e especiais do ano. A Páscoa, que será celebrada no dia 21 de abril, além de ser uma data repleta de significado é também importante para os lojistas. Segundo recente pesquisa realizada pela FCDL/SC, para 52,8% dos empresários do varejo, a data deve registrar crescimento das vendas, contra 36,5% que esperam um faturamento igual e 9,2% que estimam retração.
Não desanime se a sua marca está longe de trabalhar com o setor de alimentos, pois muitos outros segmentos também podem participar. É essa a mensagem que traz a campanha de Páscoa da FCDL/SC para este 2019. Com o conceito “Chocolate ou Presente”, o intuito é lembrar as pessoas que é tempo de chocolates e presentes, mas, principalmente, é época de ressurreição e de alegria por estarmos entre amigos, irmãos de coração e todos aqueles que amamos.
O filme principal da campanha brinca com personagens que retratam a vida real: os amantes do chocolate, os que já enjoaram da guloseima e os que têm “piriri” de tanto comer o doce. Ao final de tudo, e respeitando as diferenças de gostos e opiniões, o mais importante é estar presente e feliz. Além do vídeo institucional, a Federação também disponibiliza às CDLs catarinenses artes digitais, como posts para as redes sociais, banners e assinaturas de e-mail, ou também materiais que podem ser impressos e distribuídos no município, como cartazes e outdoor. O jingle da campanha, que segue a mesma proposta lúdica, também pode ser utilizado para ajudar os lojistas a entrarem no clima.
Independente da atuação, é importante mostrar aos clientes o seu diferencial, e nada melhor do que aproveitar essas datas específicas do ano para se destacar. E então, a sua empresa já está preparada para a chegada da Páscoa? Aproveitamos para selecionar 10 ideias que podem ser implementadas em qualquer negócio e que encantarão os seus clientes.

Confira os materiais da campanha de Páscoa da FCDL/SC
1 – É preciso entrar no clima
Decorar o espaço é fazer com o que o cliente sinta a energia desta data. Desde a vitrine que pode conter elementos que lembrem a época, até o espaço dentro da loja com música ambiente, doces e mensagens temáticas. Busque inspirações em sites como o https://br.pinterest.com/ utilizando palavras-chaves.
2 – Embalagens no capricho
A Páscoa também é tempo de presentear familiares e amigos. Por isso, disponibilizar embalagens personalizadas também é uma forma de encher os olhos tanto de quem está comprando, como de quem receberá o mimo. Quem sabe você pode adicionar brindes, como cartões (caso o presente seja doce) ou chocolates. A intenção é mostrar que o presente é um item especial.
3 – Antecipe alguns serviços
Para quem trabalha com as guloseimas da Páscoa a dica é buscar antecipar serviços. Quem sabe já é hora de produzir diversas receitas deliciosas para conquistar o paladar dos clientes? Ou então promover oficinas para aqueles que gostam de um “faça você mesmo”. Busque parcerias com empresas, escolas e até outros negócios do seu nicho. E claro, inove ao mostrar o seu diferencial!
4 – Já pensou em fazer um dia de degustação?
A venda é importante, mas não se esqueça que ela é apenas a “última parada” de todo o caminho que o cliente percorrerá. Demonstrar preocupação pelas necessidades e desejos dele se faz essencial. Quem sabe você pode promover um dia de degustação na sua loja para atiçar o paladar dos consumidores, ou levar suas guloseimas em lugares mais movimentados da cidade? Pense em estratégias para mostrar o quão saboroso é o seu produto, sempre lembrando dos cuidados com a higiene (cabelo presos, uso de toucas, luvas e guardanapos). Outra dica que está em alta é enviar alguns presentes para influenciadores digitais. Não precisa ser pessoas com grande repercussão na mídia, quem sabe enviar para perfis com maior influência na sua região já seja um bom começo.
5 – Falando em digital…
As redes sociais são grandes aliadas para aqueles que desejam ser reconhecidos pelo seu trabalho. O Instagram, umas das redes sociais mais utilizadas pelos brasileiros, é uma grande alternativa para você caprichar nas fotos e mostrar os seus produtos e serviços. Hoje em dia, grande parte das pessoas busca referências na internet. Já pensou em ser então uma referência no seu negócio? Fica a dica.
6 – Grave Depoimentos
O seu consumidor é o seu grande aliado. Se ele gostar do seu trabalho com certeza passará a indicar o seu empreendimento para familiares e amigos. Que tal então expandir essa repercussão? Peça para ele gravar um vídeo contando o que achou do seu atendimento e dos produtos que consumiu.
7- Promoções
Descontos reais e promoções sempre chamam a atenção de qualquer pessoa, mesmo aquela que não estava planejando comprar nada. A curiosidade também é uma alternativa para atrair consumidores. Já pensou em fazer um dia de ofertas para este mês?
8 – Garanta entregas rápidas e seguras
Nada mais frustrante para o consumidor do que receber um produto quebrado, com atrasou ou ainda trocado. Esteja atento para que a entrega do pedido seja feita com zelo para que ambas as partes não saiam prejudicadas. E, caso aconteça algum episódio do gênero, busque ouvir com atenção o que o cliente tem a dizer e contorne a situação com cuidado.
9 – Sirva com excelência
No varejo, nosso papel é servir! É saber escutar e estar por dentro do nosso mercado de atuação. Por isso, além de preparar o visual da sua loja e toda a estratégia de marketing, busque também capacitar e analisar o atendimento da sua equipe. Eles são a extensão da missão, visão e valores da sua empresa. Trabalhe para que tudo esteja em perfeita sintonia e harmonia.
10 – Pós-atendimento
Tão importante e ao mesmo tempo esquecido. O pós-atendimento é uma das ferramentas mais essenciais para qualquer empresa. É através dele que você pode descobrir a opinião do cliente a respeito de tudo que lhe foi ofertado além de ser um modo de fidelizá-lo e fazê-lo sentir orgulho de estar ligado à sua marca.