Valorizar o que é nosso, ou seja, produtos que são fruto do trabalho e das mercadorias produzidas pelos empreendedores catarinenses. Esta é uma das premissas da FCDL/SC, que fomenta, inclusive com campanhas, a importância do consumo do comércio local. Por este motivo, a Federação abraçou o movimento “Compre de SC”, campanha lançada na sexta-feira, 8 de junho, pelo governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira, para incentivar a população a valorizar produtos catarinenses de todos os setores da economia.
Para o presidente da Federação, Ivan Tauffer, a ação é de grande valia, pois o Estado tem uma economia diversificada, capaz de oferecer produtos dos mais diversos segmentos para os consumidores. “O Governo está falando do varejo, e isso é nossa alma. Valorizar o que é nosso é investir nas pessoas daqui, no emprego, na renda e, principalmente, no desenvolvimento das cidades por conta do retorno dos impostos, investido em ações de melhorias para os municípios”, afirma o dirigente lojista.
O governador observa que o consumo local estimula toda a cadeia produtiva, valoriza os produtores, ajuda a indústria e o comércio a gerar mais empregos e acaba retornando à sociedade em serviços de melhor qualidade, já que priorizando os produtos catarinenses, o Estado consegue arrecadar mais impostos. “Se o cidadão compra uma geladeira fabricada em Santa Catarina, o imposto que fica para o Estado é de R$ 300, se compra o mesmo produto de outro estado, fica somente R$ 100”, exemplificou Moreira.
O movimento, de acordo com o governador, além de valorizar e reconhecer o trabalho do povo catarinense tem o objetivo de ajudar a economia se recuperar dos prejuízos causados por 11 dias da paralisação dos caminhoneiros. De acordo com dados apresentados por Eduardo Pinho Moreira, em maio, a arrecadação do Estado ficou cerca de R$ 120 milhões abaixo do esperado. “A campanha é para pelo menos minimizar os prejuízos causados pela greve dos caminhoneiros. Ainda vamos levar meses para recuperar o que perdemos”, avaliou o governador.
Além do incentivo ao consumo, a partir de agora, o Governo inicia negociações com todos os setores da cadeia produtiva do Estado para estudar mecanismos que aumentem a competitividade dos produtos de Santa Catarina. O presidente da FCDL/SC, Ivan Roberto Tauffer, reforça que a causa é de toda a sociedade. “Estaremos ajudando, quem produz, quem gera emprego, quem consome e quem terá, no futuro, os benefícios de um Estado forte e equilibrado”, disse.
No lançamento da ação, os presentes degustaram de um café da tarde com um cardápio composto apenas de produtos catarinenses. No menu, além de refrigerantes, sucos e frutas, pratos como bolo de fubá com farinha de milho processada em tradicional moinho de Pedra, em Criciúma; bolo de cenoura (feito com cenouras orgânicas cultivadas em Urubici); cuca de frutas vermelhas produzido a partir de frutas produzidas na região de Rancho Queimado; cuca de banana, com fruta dos bananais de Massaranduba; doce de pinhão, com pinhão da Serra catarinense; empadinha de Frango, preparada com aves de corte de granjas da região Oeste; quiche de linguiça Blumenau e bolacha de Araruta, com fécula branca e nutritiva produzida na região de Araranguá.
Com informações: Governo do Estado de SC

Campanha é oficialmente lançada Governador e Ivan Tauffer (Foto: Julio Cavalheiro/Secom)