FCDL/SC lança filme para campanha de Dia dos Namorados

O som da água que cai e rega as flores, do tic tac do relógio, dos cliques da câmera fotográfica, o encontro e o brilho no olhar de quem está descobrindo uma nova conexão. Sutil, animado, rico em detalhes, assim é o nosso filme para a campanha de Dia dos Namorados 2021, lançado neste dia 10 de maio. Um convite às descobertas, a solitude e, claro, o prestígio ao comércio local.

Sem diálogos, os únicos sons do filme são os do ambiente da história, que utilizam recursos como gestos e expressões para complementar as cenas e inspirar o público. Com o tema “Presentear é fazer-se presente”, a FCDL/SC convida os internautas a desacelerarem e a valorizar os pequenos detalhes, a contemplarem as descobertas e o amor.

O filme

Em cena, três vizinhos: os jovens Pedro e Julia, e uma senhorinha muito simpática, a dona Lalá. Cada qual mora em um apartamento. Certo dia, os três estão nas sacadas de suas casas e acabam cumprimentando-se. Pela sintonia no ar, Dona Lalá resolve atacar de cupido e da um empurrãozinho.

O desenrolar dessa história você confere aqui:

Para esta produção, a FCDL/SC inspirou-se em diversos filmes de comédia romântica para contar a própria história. Podemos citar como o exemplo o “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, lançado em 2002, que possui também como marca registrada a sutileza e sensibilidade.

“Buscamos uma linguagem e uma narrativa que alcança diversos públicos. Tanto aqueles que estão sozinhos, mas valorizam o bem-estar pessoal, o amor próprio, quanto aos casais que estão enfrentando o período de pandemia e buscam adaptar-se ao distanciamento, ou ainda, aqueles que começaram um relacionamento neste cenário. Também trouxemos uma novidade, que foi abordar o QCompras, a vitrine virtual da FCDL/SC, em uma das cenas”, explica João Claudio Lins, diretor de arte da agência Marcca, responsável pela criação do roteiro e desenvolvimento das campanhas da Federação.

Se observarmos no filme, Dona Lalá utiliza o aplicativo QCompras como recurso para buscar um presente para seus vizinhos. A ferramenta é disponibilizada pela Federação aos associados das CDLs sem custo algum, com o intuito de fortalecer, através do e-commerce, e as vendas dos micro e pequenos empreendedores.

Arte que gera conexão

Para a Analista de Marketing da FCDL/SC, Silvia Janice, as pessoas são movidas por histórias, desde os tempos remotos. “Quando contamos uma história através de uma narrativa, através de recursos audiovisuais, prendemos a atenção do leitor, ouvinte, espectador… Nós, seres humanos, gostamos de uma boa narrativa e foi o que tentamos fazer nesta campanha: contar a história destes três personagens”.

A profissional responsável pela criação dos briefings das campanhas da FCDL/SC desde 2019, também explica que apesar do objetivo ser incentivar o aumento nas vendas, as produções buscam contextos humanizados e que gerem conexão e identificação. “A publicidade tem o poder de nos transportar para outras realidades. Precisamos lembrar que ela também é uma arte. Quando produzimos filmes, peças para redes sociais, jingles, estamos produzindo arte. Por exemplo, a trilha sonora desta campanha do Dia dos Namorados foi desenvolvida após a produção do filme. Quando a edição ficou pronta, os músicos entraram em cena”, complementa Silvia.

Para conhecer mais dos bastidores desta produção, clique no vídeo abaixo e assista ao lançamento oficial da campanha, realizado na segunda-feira, 10 de maio.

 

Clique aqui e baixe as peças da campanha que preparamos e ajude na pulverização da nossa ação