Federação das CDLs de SC veste a camisa do Outubro Rosa

Prevenção é um ato de amor. Amor para consigo mesmo e para com o próximo. Ciente disso, os colaboradores da FCDL/SC vestiram a cor rosa em alusão ao movimento Outubro Rosa na sexta-feira, 7 de outubro. Esta foi apenas uma das ações do mês da Federação em apoio à campanha de prevenção e conscientização contra o câncer de mama.

Anualmente, a Federação, com auxílio das CDLs, apoia a ação. Dentro das atividades da data em 2016, a FCDL/SC iluminou a fachada de sua sede, em Florianópolis, com a cor rosa. Também distribuiu o laço rosa símbolo do movimento para todos os seus colaboradores, que o utilizarão durante todo o mês em seus trajes.

Outra iniciativa foi divulgar e orientar os funcionários a comprar a camiseta alusiva da campanha. Ao custo de R$ 25, a renda vai para a Amucc (Associação Brasileira de Portadores de Câncer), entidade que desenvolve projetos educativos na área de prevenção e detecção precoce do câncer, promove campanhas e palestras para público leigo e profissionais de saúde e áreas e que se pauta na atenção ao portador de câncer e ao controle da doença.

Ainda dentro do Outubro Rosa, a Federação terá suas plataformas digitais personalizadas com o laço rosa símbolo da campanha para lembrar as mulheres também da importância dos cuidados com sua saúde.

O câncer de mama é causado pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. O Outubro Rosa existe para ampliar o debate e falar sobre este tema, que é de extrema importância diante de seu número de casos. Para o Brasil, em 2016, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama, de acordo com os dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer).

Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. As chances de cura do câncer de mama podem chegar até a 100% dos casos, se detectados na fase inicial. Quanto mais cedo ele for diagnosticado, melhores serão os resultados.

Tags: