O clima na sua empresa está ruim e você já não aguenta mais a rotatividade de profissionais? Saiba que talvez o problema esteja na comunicação.
Segundo uma recente pesquisa realizada pelo site norte-americano de carreira, o Comparably, a maior fonte de estresse e frustração dos profissionais no ambiente de trabalho é a falta de clareza da função.
É isso mesmo! Objetivos pouco claros são os maiores causadores de estresse para mais dos 41% dos participantes do levantamento. Foram 29 mil pessoas entrevistadas que também apontaram outros fatores, como: chefe ruim (16%), deslocamento até o trabalho (16%) e colegas de trabalho “difíceis”, sendo este citado por 14%.
Então você já sabe: defina com clareza os objetivos dos seus funcionários para que o tempo investido em determinada função não se torne um desperdício. Elimine prejuízos desnecessários apresentando e motivando sua equipe a fazer um excelente trabalho. Será bom para os negócios e para a qualidade de vida daqueles que podem tornar a sua empresa um sucesso ou fracasso.
“Como faço para saber o grau de insatisfação da minha equipe?”
Uma dica simples e muito prática é a realização de pesquisas internas que pode ser feitas através de uma ferramenta digital gratuita. Você pode criar um formulário no Google Forms e encaminhar para o e-mail dos seus funcionários um questionário.
Neste espaço, o colaborador pode responder as suas perguntas de forma anônima, se assim desejar, dar feedback e ainda enviar sugestões inovadoras para melhorar o ambiente de trabalho, dos produtos e serviços prestados.
Já se foi o tempo do modelo Fordista, termo utilizado para caracterizar o estilo de produção em massa criado por Henry Ford em 1914, de extrema vantagem para empresários, mas muito desgastante e de baixa qualificação para os assalariados. Hoje em dia, investir em um modelo de negócios próspero é também investir nos funcionários para que eles estejam satisfeitos e felizes. Dessa forma, eles produzirão mais e com qualidade, não apenas pelos benefícios que possuem na empresa, mas porque sentem orgulho de fazerem parte de um time que valoriza as ideias.
Passo a passo para criar um formulário de pesquisa no Google Forms
1º – Acesse o site: forms.google.com
2º – Vá em INICIAR UM NOVO FORMULÁRIO e clique em Em Branco
3º Na primeira linha coloque o título da sua pesquisa
4º Na segunda linha, se desejar, descreva o motivo da pesquisa
5º Escreva o nome da pergunta e abaixo as opções de resposta. Na lateral, você encontra diversas opções de resposta, como; múltipla escolha, respostas curtas e parágrafos.
6º Para inserir uma nova pergunta clique na bolinha com o sinal do mais localizada na lateral direita
7º No mesmo local, é possível incluir imagens e vídeos
8º Para compartilhar, você pode encaminhar o formulário por e-mail ou compartilhar o link para os participantes preencherem
9º Para avaliar as respostas é simples! Basta acessar sua conta do gmail, ir para https://forms.google.com e clicar na aba RESPOSTAS