Ideias para uma empresa familiar de sucesso

Muitas ideias e valores passam de pai para filho e alguns negócios também. Grandes empresas são ou já foram um negócio familiar, mas é comum que o assunto seja polêmico, principalmente quando se trata da administração por familiares. É um modelo de gestão muito questionado, mas que também é alvo de preconceitos, pois nem sempre uma administração tocada pela família é ineficiente ou com pessoas que pouco trabalham e apenas aproveitam as vantagens de ter um negócio próprio.

A verdade é que, assim como uma empresa que não é familiar, esse modelo de negócio é carregado de desafios, mas com um ponto mais delicado de lidar: as emoções que envolvem trabalhar com pessoas que tem laços sanguíneos e relações pessoais. Alguns cuidados e práticas fazem a diferença para uma rotina mais tranquila e uma empresa familiar sólida, saudável e eficiente. Confira:

– Mesmo com os laços familiares, o ideal é que cada sócio tenha um papel e o entenda. Cada um deve ter as suas obrigações e direitos definidos;

– Quando os herdeiros assumirem alguma posição na empresa, é preciso definir regras e condições claras para continuar o modelo de gestão dos fundadores e até mesmo melhorá-lo, se necessário;

– Informações transparentes fazem toda a diferença. Fale a verdade sempre!

– O planejamento estratégico é fundamental para definir os próximos passos para o negócio, assim como objetivos claros e as ações de cada um dos sócios;

– Antes de assumirem o seu papel na empresa, os herdeiros devem conhecer muito bem o negócio. Isso ajuda a não ter tantas transições traumáticas e minimiza erros, além de preparar os colaboradores para uma nova liderança;

– Assim como qualquer profissão, um herdeiro precisa sentir que gosta e quer assumir uma função na empresa. É preciso ter vocação para ser empreender!

– Uma empresa familiar não pode se tornar um cabide de empregos. Um membro da família precisa ter qualificação para exercer algum cargo e não trabalhar apenas para se colocar no mercado de trabalho ou melhorar a sua condição financeira;

– Por último e bem importante, os assuntos profissionais e pessoais precisam ser separados. Além disso, é fundamental separar as finanças de “casa”e da empresa.

Confira as características das empresas familiares (Fonte: SEBRAE)

Pontos fortes

  • Comando único e centralizado, permitindo reações rápidas em situações de emergência;
  • Estrutura administrativa e operacional “enxuta”;
  • Disponibilidade de recursos financeiros e administrativos para autofinanciamento obtido de poupança compulsória feita pela família;
  • Importantes relações comunitárias e comerciais decorrentes de um nome respeitado;
  • Organização interna leal e dedicada;
  • Forte valorização da confiança mútua, independentemente de vínculo familiares. A formação de laços entre empregados antigos e os proprietários exerce papel importante no desempenho da empresa;
  • Grupo interessado e unido em torno do fundador;
  • Sensibilidade em relação ao bem-estar dos empregados e da comunidade onde atua;
  • Continuidade e integridade de diretrizes administrativas e de focos de atenção da empresa.

Pontos fracos

  • Dificuldades na separação entre o que é intuitivo/emocional e racional, tendendo mais para o primeiro;
  • A postura de autoritarismo e austeridade do fundador, na forma de vestir ou na administração dos gastos, se alterna com atitudes de paternalismo, que acabam sendo usadas como forma de manipulação;
  • Exigência de dedicação exclusiva dos familiares, priorizando os interesses da empresa;
  • Laços afetivos extremamente fortes, influenciando os comportamentos, relacionamentos e decisões da empresa;
  • Valorização da antiguidade como um atributo que supera a exigência de eficácia ou competência;
  • Expectativa de alta fidelidade dos empregados. Isto pode gerar um comportamento de submissão, sufocando a criatividade;
  • Jogos de poder, nos quais muitas vezes vale mais a habilidade política do que a característica ou competência administrativa.
Ser reconhecida, tanto pelas CDLs do Estado de Santa Catarina quanto pelas demais entidades de representatividade do Brasil, pela sua excelência em gestão, produtos e serviços inovadores, transparência e constância de propósitos, como um modelo de entidade de associativismo.
Atender as necessidades das CDLs do Estado de Santa Catarina buscando congregar, representar e defender seus interesses; Aproveitar o associativismo para geração e garantia de valor agregado, através da oferta de produtos e serviços em constante aperfeiçoamento; Propiciar o crescimento sustentado, através do apoio tecnológico, do direcionamento, de ações estratégicas e da constante transferência de conhecimento.
• Transparência; • Credibilidade; • Propósito; • Qualidade; • Agilidade; • Presteza; • Respeito; • Preservação da ideologia; • Responsabilidade.