Jucesc Digital facilita abertura de empresas e outros serviços

A Junta Comercial embarcou na era digital. O órgão lançou o programa Jucesc Digital na quarta-feira, 11 de outubro. A partir de agora, todos os procedimentos para quem pretende abrir uma empresa ou realizar outros atos relacionados com o registro mercantil são on-line. E, para fazer as solicitações, os interessados precisam de uma assinatura digital, identidade virtual que é oferecida pelas CDLs catarinenses por meio do Certificado Digital.

“Oferecer simplificação é nossa obrigação. O pequeno e médio empreendedor é o grande alvo desta ação. Tudo foi pensado com muito carinho por eles representarem mais de 90% de quase 700 mil empresas catarinenses. Ele é o grande beneficiado e nossa grande inspiração, pois é para eles que queremos levar facilitação e simplificação”, destaca o presidente da Jucesc, Julio Cesar Marcellino Jr..

Com a Jucesc Digital, o usuário não precisará mais se deslocar a um dos 57 postos da Junta Comercial no Estado. Pode encaminhar o ato mercantil de casa ou do escritório com apenas alguns “clics”. Basta ter computador, acesso à internet e Certificado Digital. Ao final do procedimento, o registro do ato mercantil será encaminhado diretamente ao usuário por e-mail. Assim, a tramitação administrativa dos processos cai de nove para duas etapas. “Com esse sistema teremos as taxas mais baixas do país, com tendência de queda”, diz Julio Cesar.

O órgão também garante a confiabilidade e validade dos dados e processos. “Com a assinatura digital, vamos derrubar a zero a fraude de assinaturas, o que acontece atualmente. O sistema é 100% seguro e a Certificação Digital também”, afirma o presidente da Jucesc.

A implantação da Jucesc Digital, desenvolvida com o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, levou um ano e meio. Por um período de um ano, o atendimento nos postos físicos continuará por um ano. Findado o prazo, todo o atendimento será on-line.

“A Junta Digital representa um novo momento de relacionamento com os órgãos públicos. Facilitar a rotina do empresário e levar segurança para seus procedimentos são essenciais para o bom andamento dos negócios”, afirma o vice-presidente para assuntos públicos e políticos da FCDL/SC, Raul Weiss, integrante do Colégio de Vogais da Jucesc, representando a Federação das CDLs de Santa Catarina.

A Junta Digital é acessada por meio de um banner no site da Junta Comercial, que você confere acessar aqui

Ser reconhecida, tanto pelas CDLs do Estado de Santa Catarina quanto pelas demais entidades de representatividade do Brasil, pela sua excelência em gestão, produtos e serviços inovadores, transparência e constância de propósitos, como um modelo de entidade de associativismo.
Atender as necessidades das CDLs do Estado de Santa Catarina buscando congregar, representar e defender seus interesses; Aproveitar o associativismo para geração e garantia de valor agregado, através da oferta de produtos e serviços em constante aperfeiçoamento; Propiciar o crescimento sustentado, através do apoio tecnológico, do direcionamento, de ações estratégicas e da constante transferência de conhecimento.
• Transparência; • Credibilidade; • Propósito; • Qualidade; • Agilidade; • Presteza; • Respeito; • Preservação da ideologia; • Responsabilidade.