Micro e pequenas empresas concentram mais de 90% dos negócios de SC

Ontem, 5 de outubro, foi comemorado o Dia da Micro e Pequena Empresa. Cada vez mais, a FCDL/SC valoriza esta categoria, que é a força da economia catarinense. Do total de empresas do Estado (251.189 mil), 93%, ou 243 mil, são desse porte, segundo dados do Sebrae-SC. Além disso, Santa Catarina tem 216 mil microempreendedores individuais. No universo do movimento lojista, o número não é diferente: dos 41 mil associados às CDLs, 95% são micro e pequenos empresários.

“O catarinense acredita na força do empreendedorismo. Se percebe que há uma demanda de mercado e um ambiente favorável, se lança em busca de seu próprio negócio. Esse espírito realizador é o que faz a diferença na decisão de abrir uma empresa”, afirma o presidente da FCDL/SC, Ivan Tauffer.

O dia da Micro e Pequena Empresa foi criado em 1999 para marcar a sanção do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Lei 9.841/99). Com recorte setorial diversificado (agroindústria forte, parque industrial, complexos tecnológicos, moveleiro, têxtil, entre outros), os estabelecimentos na área de comércio e serviços se destacam em Santa Catarina com mais de 132 mil empreendimentos.

Com receita bruta anual de mais de R$ 40 bilhões, estas empresas responderam por 60% do PIB catarinense em 2014 e tem impacto direto na geração de empregos. Mais da metade dos empregos com carteira assinada no Estado estão nos pequenos negócios. “Os incentivos para o setor com a sanção da lei foram muitos. Mas, ainda temos muito fazer pela frente e pedimos que os governos trabalhem para manter o ambiente favorável à criação de novas empresas e, principalmente, para permitir o crescimento e o fortalecimento dessas empresas”, avalia o presidente da Federação.

Para aqueles que pensam em abrir seu próprio negócio, a dica do dirigente lojista é, primeiro, gostar do que faz. Também é imprescindível conhecer o mercado no qual deseja atuar, ter um plano de negócios e capital de giro. “Os primeiros dois anos são fundamentais para ditar se a empresa viverá ou findará. A FCDL/SC e as CDLs estão ao lado desses empresários para o que precisarem, disponibilizando o SPC, o maior banco de dados de análise de crédito da América Latina, as ferramentas para auxiliá-los na gestão da empresa, seus cursos, treinamentos e workshops, além de materiais para campanhas de datas promocionais.”

Ser reconhecida, tanto pelas CDLs do Estado de Santa Catarina quanto pelas demais entidades de representatividade do Brasil, pela sua excelência em gestão, produtos e serviços inovadores, transparência e constância de propósitos, como um modelo de entidade de associativismo.
Atender as necessidades das CDLs do Estado de Santa Catarina buscando congregar, representar e defender seus interesses; Aproveitar o associativismo para geração e garantia de valor agregado, através da oferta de produtos e serviços em constante aperfeiçoamento; Propiciar o crescimento sustentado, através do apoio tecnológico, do direcionamento, de ações estratégicas e da constante transferência de conhecimento.
• Transparência; • Credibilidade; • Propósito; • Qualidade; • Agilidade; • Presteza; • Respeito; • Preservação da ideologia; • Responsabilidade.