O programa CDL na Escola está de volta em 2020!

Lore, protetora da Mata Atlântica, pede ajuda da Liga Sustentável para conter a situação crítica de uma barragem que está prestes a romper e destruir toda a Biodiversidade da região. A menina de cabelos escuros, que surge como que de repente, ainda dá uma dica ao grupo: “Nesta jornada, cada um de vocês vai encontrar seu animal de poder e com ele, uma magia secreta”.

Em busca de evitar um desastre ambiental, o Garoto de Vidro, Menina Metálica, Power Plástico, Hidra, Paper Boy e Papão unem sabedoria e forças e guiam mais uma vez os fãs do CDL na Escola para dentro de uma nova aventura.

Em 2020, o concurso de educação ambiental da FCDL/SC superou as expectativas e trouxe uma temática atual e tão comentada pela mídia nos últimos temas. Os excessos do homem no meio ambiente, o preconceito contra indígenas e a importância da amizade e da educação, são ingredientes que mais uma vez enalteceram a iniciativa e conquistou as crianças das escolas públicas e municipais de Santa Catarina.

O Gibi da Liga Sustentável fez a sua estreia em 2019

O Gibi, uns dos diferenciais da edição, buscou incentivar a leitura e a imaginação dos alunos. Desenvolvido pela agência Marcca e Alopra Estúdio Criativo, o material deu vida aos personagens e aos animais mais ameaçados da Mata Atlântica, como Sapo Cururu, Mico Leão Dourado, Gavião de Penacho e Bicho Preguiça.

E o que dizer dos episódios animados? Através de pílulas com duração de um minuto, e sem fala, os telespectadores puderam observar a Liga Sustentável entrando em cena para proteger a natureza contra as malvadezas do Doutor Imundo. Com a ajuda de seu fiel companheiro e capanga, o Capenga, o vilão buscou destruir o meio ambiente com o excesso de agrotóxicos, tráfico de animais, além de cortas árvores em lugares ilegais.

Ufa! Os heróis tiveram muito trabalho para conter tantas atrocidades, mas é claro que mais uma vez puderam contar com a parceria das escolas e CDLs catarinenses, que participaram em peso da iniciativa.

Observe abaixo a crescente participação de todos os envolvidos neste projeto!

É isso mesmo! Mais de 190 mil alunos foram alcançados com a nossa mensagem. Só podemos agradecer a você CDL e as Secretarias de Educação que abrem as portas para essa turminha do bem.

O que podemos esperar em 2020?

Para celebrarmos os 10 anos do CDL na Escola, programa que tanto orgulha a todos os envolvidos, e dentre o objetivo de continuarmos a conscientização ambiental em nosso Estado, este ano o programa entrará em cena com o tema Cidades Sustentáveis.

Uma temporada multiplataforma e repleta de conteúdo relevante e educativo, discutiremos a respeito da inclusão social, mobilidade urbana e acessibilidade, prevenção de riscos e desastres ambientais, além da participação comunitária.

Assim que os materiais estiverem na linha de produção, avisaremos às CDLs a respeito dos cronogramas e das inscrições, e quem sabe até compartilharemos alguns spoilers em nossas redes sociais para que vocês fiquem por dentro de cada detalhe desta edição de aniversário.

O que podemos garantir é que a Liga Sustentável estará preparada para mais uma vez ajudar na missão de contribuir para uma sociedade consciente da importância do meio ambiente para a vida das próximas gerações. Acreditamos que a educação é o pilar fundamental para que esta transformação aconteça nos próximos anos, e esperamos contar com a sua ajuda nesta jornada.