O que está por vir no mercado digital em 2020?

Ao observar as tendências, novidades e comportamento dos internautas é possível notar os sinais e prever o que 2020 reserva para o mercado digital.  Para que as estratégias sejam assertivas no setor, principalmente quando se trata de investimentos, conhecer o que há de novo no mercado pode ser o que falta para sua empresa se comunicar de forma eficaz com o público.

Neste caminho, a pesquisa “Perspectivas para o Mercado Digital 2020”, promovida pela MLabs, em parceria com a Social Media Week SP, trouxe uma análise enriquecedora a respeito das apostas dos profissionais de marketing para este ano. O estudo ocorreu entre 24 de setembro a 19 de novembro de 2019, a partir das respostas de 337 participantes do evento SMWSP (Social Media Week SP) – entre líderes e profissionais de cargos operacionais, foi possível apontar os canais, metodologias e estratégias que serão as apostas do setor.

Como a pesquisa foi realizada?

O estudo nomeou “Tendências” todos os recursos que apresentaram interesse de investimentos pelos participantes e que desejam começar a usar. Já em “Apostas”, os recursos que correspondem ao maior número de pessoas que escolheram a opção “Começar a usar”.

Confira o resultado abaixo:

Com relação ao interesse dos participantes a investir mais, manter investimento e começar a usar, os três canais mais votados foram o Linkedin com 73%, Instagram (70%) e o Youtube (68%).

“Em termos de canais, sem dúvida o Linkedin é uma oportunidade e tem pouca gente produzindo conteúdo nesta rede – só 3% da base de usuários ativos. Isso faz com que o alcance do conteúdo seja maior. Sem contar que 45% dos leitores são pessoas ou profissionais de alto nível, como CEO, diretores e VPs”, afirma Rafael Kiso, fundador e CEO do Mlabs, para o portal Meio e Mensagem.

Já as apostas de Canais para 2020, o líder do ranking é o aplicativo Tik Tok, com 26%. A rede social chinesa faz sucesso por permitir edições de vídeos diferenciadas e curtos e já alcançou mais de um bilhão de downloads.

O Spotify entra na lista em 2º lugar, com 21% e o Pinterest com 20%. Lembrando que o Spotify vêm conquistando o mercado pelo formato Podcast, que é um conteúdo em áudio que está cativando o público pelo seu fácil acesso e comodidade em ouvir.

No quesito estratégia digital, as maiores tendências são o SEO (69%), seguido do Branded Content (67%) e Content e Social Ads (60%).

“Assusta um pouco falar sobre SEO como tendência em 2020. Na minha opinião, a maioria das empresas deveria estar fazendo isso faz tempo e manter seus investimentos, não investir mais”, afirma Rafael.

Na análise de apostas, a Gamificação levou a primeira posição. Segundo a Mlabs,  A prática de envolver pessoas através de jogos vem ganhando força no mercado nacional,visto que 75,5% dos brasileiros jogam algum jogo eletrônico. Mas não se trata apenas de dar pontos e prêmios. É preciso entender o fator motivacional da sua audiência. O que motiva os usuários? Pense nisso antes de investir na estratégia!”.

O Omnichannel, estratégia que consiste em integrar a operação de vendas de uma loja com objetivo de melhorar a experiência de compra do consumidor, e o Marketing Causas, que age na conexão emocional com o cliente e é fiel o propósito do negócio,  seguem o 2º e 3º lugar.

Na área da tecnologia os maiores investimentos estão concentrados no Monitoramento (69%), Inteligência Artificial (66%) e em Apps Mobile (61%). Para a Mlabs, “Mais importante do que descobrir o quanto estão falando de você e do seu concorrente, é saber o que está sendo falado para agir sobre os pontos que demandam melhorias. O monitoramento não mede apenas a repercussão da marca no mercado digital como também dá Insights para o direcionamento estratégico. É preciso se basear, cada vez mais, em dados!””.

E aí, o que achou do futuro do Marketing Digital para este ano? 

Confira o infográfico criado pela Mlabs na íntegra:

Ser reconhecida, tanto pelas CDLs do Estado de Santa Catarina quanto pelas demais entidades de representatividade do Brasil, pela sua excelência em gestão, produtos e serviços inovadores, transparência e constância de propósitos, como um modelo de entidade de associativismo.
Atender as necessidades das CDLs do Estado de Santa Catarina buscando congregar, representar e defender seus interesses; Aproveitar o associativismo para geração e garantia de valor agregado, através da oferta de produtos e serviços em constante aperfeiçoamento; Propiciar o crescimento sustentado, através do apoio tecnológico, do direcionamento, de ações estratégicas e da constante transferência de conhecimento.
• Transparência; • Credibilidade; • Propósito; • Qualidade; • Agilidade; • Presteza; • Respeito; • Preservação da ideologia; • Responsabilidade.