No comércio é assim: quem se antecipa vende mais e melhor. Pensando nisso, a FCDL/SC divulgou para as CDLs, em primeira mão, um calendário anual de campanhas. Assim, as Entidades e os associados podem planejar e fazer investimentos assertivos, que certamente impactarão positivamente nas vendas.
A próxima maior grande data para o comércio é a Páscoa, sendo celebrada este ano no dia 17 de abril. Para o comércio, não só a venda de chocolates é uma tradição, diversos produtos e serviços também são opções procuradas para presentear. Em 2021, o levantamento da FCDL/SC destacou que as vendas cresceram em 2,45% com relação ao ano anterior, e naquele ano houve maior procura por itens de vestuário e acessórios. Resumidamente: essa é uma data que qualquer segmento pode aproveitar para incrementar nas vendas.
No artigo de hoje, traremos algumas dicas para os associados da CDL aumentarem as vendas nesta Páscoa:
Vender mais é o objetivo de toda pessoa ou empresa que quer o sucesso do seu negócio, certo? Logo, aproveitar a Páscoa é uma ótima oportunidade, mas não podemos nos esquecer de que isso requer planejamento correto e preparo.
Apesar de ser uma ocasião favorável em muitos sentidos, a concorrência é sempre um ponto a ser considerado. É preciso se destacar no mercado de alguma maneira, chamar a atenção das pessoas e convencer sobre a compra do produto/serviço que você oferece.
Pensando nesses desafios, temos várias dicas que prometem ajudar. Confira!
1 – Utilize a nossa campanha de Páscoa
Em 2021, houve um aumento de quase 3% nas vendas de Páscoa em Santa Catarina. Além de chocolates, aumentou a procura por itens como acessórios e roupas. Agora, em 2022, com o avanço da vacinação e abertura do comércio sem restrições, as expectativas são ainda mais otimistas. Para auxiliar na promoção da data a FCDL/SC criou para os associados da CDL a campanha ‘Páscoa Presente’, com divertidas peças sugerindo presentes criativos para curtir junto com a família.
Independente do seu segmento, você pode planejar uma ação personalizada para a data. Quem sabe promover descontos, kits promocionais, oferecer diferentes formar de pagamento, personalizar o seu site e redes sociais, além de decorar a sua loja.
O segredo é programar!
Faça agora o download da Campanha Páscoa 2022 e conheça em primeira mão!
2 – Marque presença no Digital
A sua loja tem alguma presença digital? Seja um site próprio, redes sociais, WhatsApp. Tem algum canal online direto com os consumidores? Se ainda não, saiba que você está perdendo grandes oportunidades de apresentar o seu produto ou serviço, além de alavancar as vendas.
3 – Atendimento: seu time está preparado?
Você investe em marketing, nos produtos, no design das embalagens, na loja física, e-commerce. Mas e no atendimento e preparação da equipe de trabalho? O meio digital, por exemplo, pode fisgar o cliente, mas muitas vezes não é o suficiente para fazê-lo comprar o produto. É preciso comunicação, sinceridade e preparo para responder as dúvidas o mais rápido possível.
A sua equipe está devidamente capacitada para enfrentar percalços? O grupo sabe ouvir as necessidades dos consumidores? Conhece as características do produto ou serviço ofertados? Sabe fazer um bom atendimento e um pós-venda?
Lembre-se que um bom atendimento reúne todas as condições de fidelizar o cliente.
4 – Busque a essência da sua marca
Dar uma espiadinha na concorrência não pode ser a medida que vai ser o referencial que você utiliza para tomar as ações da sua loja. Seu empreendimento precisa de uma identidade, uma marca registrada. Qual o seu diferencial? Preço, qualidade dos produtos, ou, como citamos acima, um excelente atendimento e cuidado com cada pessoa que entra em contato com a sua empresa?
Fortaleça a essência do seu negócio.
5 – Fique atento às tendências
Além da concorrência direta, acompanhar o mercado em geral é fundamental para ter boas ideias e aprimorar o seu negócio. Essa é uma tarefa que permite se antecipar e ter um diferencial capaz de atrair mais gente.
A função de pesquisar tendências é muito importante para quem trabalha com desenvolvimento de produto. Por exemplo, quando foi identificado que a preocupação com saúde e bem-estar era crescente, a variedade de produtos no mercado “fitness” aumentou significativamente. Um dos efeitos disso foi ter ovos de Páscoa sem açúcar, sem glúten ou outras alternativas.
Outro segredo é não focar em apenas uma direção como produto ou embalagem, mas observar o mercado como um todo. As tendências podem ser relacionadas a meios de pagamento, canais de comunicação, decoração, gestão etc. Ficar estagnado é sempre um risco para o seu sucesso!
Fonte:
https://empresas.serasaexperian.com.br/blog/pascoa-2022/
6 – Consulta de crédito
O varejo está sempre sujeito a enfrentar problemas com a inadimplência. Vender com a garantia que você será pago traz segurança e evita prejuízos. As CDLs catarinenses possuem uma gama de soluções para que você lojista tenha acesso a algumas informações do seu consumidor sobre inadimplência, cheques devolvidos ou registros de SPC, Serasa ou Protesto, e também as consultas que foram realizadas no CPF do consumidor.
Venda com segurança!
7 – Parceria que dá certo
E se você presentar um cliente com um mimo? Seja um miniovo ou algo que celebre a Páscoa? Ou quem sabe um cupom de desconto neste estabelecimento parceiro? Uma oferta temporária é uma boa alternativa para atrair novos clientes e também “presentear” os consumidores mais fiéis ao seu negócio.
“Ah, mas eu não vendo chocolate”. Não tem o menor problema. Ao contrário, como falamos, a maioria das datas comemorativas podem ser aproveitadas por diferentes segmentos, é importante apenas usar a criatividade e saber a melhor forma de aproveitar essa oportunidade.