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10 dicas para seu e-commerce aumentar as vendas na Black Friday

A Black Friday, marcada para 25 de novembro, deve repetir o bom desempenho de 2015 e alavancar o e-commerce brasileiro neste final de ano. Segundo pesquisa divulgada pela Ebit, 84% dos consumidores irão aproveitar os descontos da sexta-feira, o que irá gerar, somente na data, um faturamento de R$ 2,1 bilhões, um crescimento de 30% na comparação com a última Black Friday. A expectativa do mercado de publicidade online para a data é bastante positiva. Com o real mais forte e a tendência de retomada da economia, a concorrência pela atenção dos consumidores será bem acirrada.

Assim, os varejistas do e-commerce precisam estar preparados em todas as plataformas para impactar e engajar os consumidores nos PCs ou em dispositivos móveis, que a cada ano são mais utilizados pelos consumidores para aproveitar as promoções da Black Friday. Em 2015, também segundo a E-bit, o mobile já representou 11% dos pedidos.

Traçar uma estratégia multicanal tornou-se então essencial para conseguir um retorno positivo do investimento na mídia online, tendência confirmada pelo estudo H1 2016 State of Mobile Commerce Report, da Criteo, divulgado recentemente. O levantamento indicou crescimento de 70% nas transações feitas via mobile no Brasil no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2015.

Segundo o relatório, aplicativos são os canais mais eficientes para geração de vendas nesse ambiente. Além disso, identificou que os apps dominam em todos os estágios do funil de compra e convertem três vezes mais que a navegação em mobile browsers.

Como já aconteceu nas edições anteriores, consumidores irão aproveitar a Black Friday para antecipar as compras de Natal. Por isso, é importante os anunciantes ampliarem seus investimentos nas semanas anteriores, pois os consumidores começam a pesquisar preços até 30 dias antes. Se o varejista não tiver um plano de mídia agressivo em campanhas de CPC para esse período, pode perder boas oportunidades de aquecer as vendas em uma das melhores datas para o e-commerce.

Enumero dez dicas para garantir boas vendas na data que está se consolidando como a mais importante do varejo:

1) Antecipe as campanhas: consumidores que não compraram nos últimos 30 dias anteriores à Black Friday têm uma representatividade importante nas vendas e costumam adquirir 20% mais em relação aos consumidores ativos. Planeje um orçamento mais agressivo para até três semanas antes dos dias de pico. Isso dará um fôlego para conseguir atender os clientes com excelência;

2) Trace uma estratégia multicanal: lembre-se: o mobile segue em rota de crescimento nas vendas online e muitos consumidores usam os dispositivos móveis também para pesquisar preços e produtos antes de fechar a compra no PC;

3) Desenvolva um app: Além de um site responsivo, ter um app pode ser decisivo para vender mais que a concorrência. Cuide bem da usabilidade e pense em oferecer recursos que garantam uma boa experiência no mobile. Um bom aplicativo aumenta as chances de trazer o consumidor de volta e gerar vendas recorrentes;

4) Certifique-se de que seus catálogos de ofertas estão atualizados e contenham opções tanto de produtos únicos como populares;

5) Gerencie constantemente os CPCs para estar com o estoque preparado quando chegar o pico de vendas;

6) Prepare seus servidores para receber um tráfego intenso de consumidores;

7) Mantenha constantemente os preços e quantidades de produtos atualizados para minimizar frustrações no pós-venda;

8) Tenha em mente que os usuários ainda estão buscando bons preços até o último segundo antes de concluir a transação. Por isso, a oferta de benefícios como frete gratuito e entrega expressa podem ser diferenciais importantes para garantir as vendas;

9) Vincule os investimentos de aquisição e branding (como search) com canais direcionados à conversão, como display retargeting. Isso amplia a visibilidade do e-commerce e aumentas as chances de vender mais,

10) Continue investindo: logo após a Black Friday, também é importante manter os investimentos por conta da Cyber Monday, que também registrou vendas elevadas no ano passado.

* Fernando Tassinari tem mais de 25 anos de experiência nos segmentos de marketing e publicidade, sendo um dos pioneiros no mercado digital brasileiro desde 1996.

Fonte: Portal E-commerce Brasil

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