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15% dos brasileiros fazem compras de supermercado on-line

Estudo da Associação Paulista de Supermercados (Apas), com o Painel Conecta do
Ibope Inteligência, apontou que 15% dos brasileiros fazem compras de
supermercado pela internet. Os jovens entre 16 e 24 anos são os mais adeptos
dessa prática, com 18% do total de respostas. Em relação à região, os maiores
índices foram encontrados no Sudeste, com 16%. O Centro-Oeste registrou a menor
taxa do estudo, com 10% dos resultados.

O levantamento também revela tendências de comportamento do consumidor
brasileiro nas redes varejistas, hábitos de consumo, compras pela internet e
programas de fidelidade. A pesquisa entrevistou mais de 2 mil pessoas acima de 16
anos de diferentes classes sociais, faixas etárias e regiões do país.

Segundo Thiago Berka, economista da Apas, a internet impacta consumidores de
diferentes classes sociais, idades e localidades. “A pesquisa quebrou o mito de que
pessoas acima de 55 anos não compram no e-commerce. Compram sim. Um outro
dado surpreendente, que confirma essa tese democrática, é que não há diferenças
significativas entre as regiões”, conta.

Itens mais comprados
Os produtos mais vendidos pela internet em supermercados online são os de
higiene pessoal, 57%, decoração e utilidades, com 50% das respostas, e material de
limpeza, com 46%. Já os itens menos adquiridos pelo consumidor na web são carnes
e laticínios.

O estudo também revela que 68% das pessoas que compram itens de supermercado
pela internet dizem que fazem isso pela variedade. Já o segundo motivo mais
comentado foi que comprar via internet é “mais barato do que na loja física”, com
67% da opinião dos respondentes.
Hábito

Apesar do aumento da venda de produtos pela internet e da adaptação do
consumidor aos novos meios de compra, segundo o estudo da Apas, 85% dos
entrevistados não têm o hábito de fazer compras de produtos online. Desses 85%,
57% contam que preferem escolher o produto “ao vivo”.

Segundo Berka, a pesquisa deixa claro que o supermercadista tem que ser eficiente
na loja física e online. “A guerra para conquistar o cliente passa pela logística, que se
torna um ingrediente relevante do marketing e da competitividade porque está
associada à conveniência”, afirma.

Fidelidade
Outro ponto do estudo indica que 37% das pessoas entrevistadas participam de
algum programa de fidelidade de supermercado. Dos 37% participantes, 52% tem
idade acima dos 55 anos e são das regiões Sul e Sudeste (44%).

Fonte: Consumidor Moderno

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