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3 tipos de ações de marketing promocional para lojas de varejo

Ter uma relação próxima com seus clientes é essencial para conseguir alcançar os melhores resultados. Uma das maneiras de chegar lá é por meio da implementação de alguns tipos de ações de Marketing Promocional. Estratégias como essa buscam promover vendas e fidelizar clientes por meio da transmissão dos valores da marca em questão.

Conforme um estudo da Associação de Marketing Promocional (Ampro) com uma empresa do setor de RH, o mercado tem percebido a importância dessas ações. O setor tem crescido tanto que, 65% das empresas do ramo faturam mais de 2 milhões de reais ao ano.

Quer compreender melhor os detalhes sobre o Marketing Promocional? Então, continue lendo esse artigo e conheça as ações do setor que podem mudar a relação da sua marca com o público-alvo!

A relação entre Marketing Promocional e Merchandising

Quando o Marketing Promocional é abordado, comumente surge a dúvida: é o mesmo que Merchandising? E é normal esse questionamento, mesmo para quem já atua na área. Isso porque, pode-se dizer que ambos têm relação direta. Afinal, as duas propostas visam melhorar resultados em vendas, por meio de técnicas de atração do consumidor.

A principal diferença é que o Merchandising é focado em atrair consumidores aos produtos e vendê-los. Enquanto isso, o Marketing Promocional se fixa mais na experiência do público-alvo, pois pensa em ações diretas relacionadas aos produtos, que vão manter um bom relacionamento entre cliente e marca, nas diversas etapas de funil.

Mas existem muitos tipos de marketing bastante utilizados e que podem ser confundidos ou até substituídos pelo Promocional. Conheça alguns deles, para auxiliar no processo de entendimento e desenvolvimento de uma estratégia:

– Marketing Direto: foca em enviar mensagens diretamente ao consumidor, sem canal intermediário;

– Marketing Indireto: utilizado de forma mais sutil, com foco em colocar a marca, pouco a pouco, na consciência do seu público;

– Marketing Social: é voltado à promoção de ideias construtivas para a sociedade;

– Endomarketing: é o marketing interno, que aproxima e esclarece os colaboradores, tornando-os, consequentemente, incentivadores e divulgadores da marca.

– Marketing de Nicho: foca em uma fatia específica de interesses do seu público-alvo;

– Marketing de Fidelização: trabalha com diversas técnicas para tornar o consumidor fiel à marca;

– Outbound Marketing ou marketing tradicional: utiliza a interrupção para chamar a atenção do consumidor;

– Inbound Marketing ou marketing de permissão: é o formato que deixa a marca disponível ao consumidor, sem interrompê-lo, mas estando a postos, quando ele precisar e buscar o produto ou temas relacionados.

Objetivos de aplicá-lo

Quando você compreende melhor a intenção dessa tática e tem claro que deve desenvolver uma ação de Marketing Promocional em sua empresa, deve pensar na estratégia. Antes de decidir o que fazer, deve definir seu objetivo.

Pode parecer muito claro, não é mesmo? Pois já falamos sobre a intenção de vender, por meio de táticas de boas experiências ao consumidor. Porém, você pode pensar de forma ainda mais específica, para atingir, também, resultados mais claros.

Pense, nesse momento, o que sua marca precisa? A partir disso, defina entre alguns dos muitos objetivos de ação:

Lançar novos produtos

Uma empresa pode aplicar esse tipo de ação de marketing quando quer lançar um novo produto. Pois, seu público-alvo ainda não conhece a mercadoria e é interessante uma tática promocional para despertar o interesse.

Atrair novos consumidores

Se você acredita que a marca pode alcançar novos consumidores que ainda não se sentem atraídos pelos produtos, esse é um bom ponto de partida. Afinal, promoções são um gatilho eficaz de atração.

Reposicionar a marca

As coisas mudaram com o tempo e você quer posicionar sua empresa de forma diferente ou a um público distinto? Aplique o Marketing Promocional. Ele pode ser a porta de entrada para que a nova persona conheça seu produto ou para que o target entenda a mensagem que você quer passar.

Manter o público-alvo

Não esquecer de cativar o público é essencial para um profissional de marketing. Por isso, manter e fidelizar seu consumidor deve sempre ser um dos objetivos para aplicar ações promocionais. Elas são percebidas como uma espécie de carinho e você não imagina o quanto podem ser encantadoras.

Liquidar estoque

Aquele produto que não teve a saída desejada pode causar prejuízo, certo? E é por isso que ações de Marketing Promocional podem ser inteligentes e salvar a empresa desse problema. Com as devidas táticas, o estoque não fica acumulado, evitando perdas e custos desnecessários.

Movimentar Ponto de Venda

Outra possibilidade é a estagnação em um Ponto de Venda. Esse é outro motivo válido para aplicar esse tipo de marketing. Promoções bem planejadas atraem consumidores e trazem o movimento desejado ao PDV.

Desafios do Marketing Promocional

Definido o objetivo, é hora de montar sua estratégia e é preciso que o profissional da área esteja preparado. Alguns desafios podem acabar com todo um trabalho construído. Portanto, é preciso considerá-los antes, para não ser surpreendido.

Você conhece sua persona? Essa é uma das principais armadilhas que se pode cair nesses casos. Saber que você atrai millenials, por exemplo, é genérico demais para este projeto. É preciso conhecer melhor esse consumidor, analisando seus hábitos, interesses e problemas, para compreender exatamente o que faz com que ele se sinta atraído pela marca. Compreendendo a persona, é possível escolher uma ação que vá solucionar as dificuldades dela, e é nesse ponto que se alimenta a relação de ambos.

Após sua estratégia ser definida, estabeleça métodos de controle sobre os resultados conquistados. Não adianta uma ação bem pensada, sem que a empresa tenha dimensão de sua eficácia. Logo, determine métricas, analise como foi o desempenho da ação e documente todos os passos de sua estratégia.

Ações eficazes de Marketing Promocional

São diversas as ações, mas algumas podem realmente encantar seu público:

1. Programas de incentivo

Os programas de incentivo são uma das ações que mais fidelizam. Uma de suas roupagens mais eficaz é o programa de pontuação. Nele, conforme a persona realiza compras na empresa, acumula pontos que podem ser trocadas por vantagens.

Entre os benefícios podem estar descontos especiais, presentes ou qualquer outro prêmio. Além disso, a estratégia pode ser combinada com outras, como condições especiais em datas comemorativas.

2. Brindes interessantes

Todo consumidor gosta de ganhar algo, exclusivamente o fato de ser sem custo já atrai. Logo, oferecer brindes para aqueles que compram em seu empreendimento ou têm interesse em fazê-lo, também é uma forma inteligente de se destacar.

Porém, é preciso que os brindes tenham ligação com a empresa, para que o consumidor faça a conexão. Só assim ele se fidelizará e você atingirá seus resultados.

3. Ofertas

Ofertas e descontos também estão entre as ações de sucesso. Condições especiais chamam a atenção do público-alvo. Elas podem ser o ponto-chave entre quem vai comprar e quem não o fará.

Porém, não se esqueça de que é errado menosprezar a inteligência do consumidor. Portanto, considere que ele saberá identificar uma boa oferta e não tente enganá-lo.

Benefícios de realizar ações de Marketing Promocional

Utilizar o Marketing Promocional pode ser muito eficaz. Com uma estratégia bem definida, aplicada e analisada, a relação da sua marca com o público-alvo sofre mudanças positivas.

Promove a marca

Um dos principais benefícios é a promoção da marca. Independente do tamanho de sua empresa, uma ação de Marketing Promocional feita corretamente a promove e auxilia na construção de um relacionamento duradouro com a persona.

Atrai e fideliza consumidores

E é nesse ponto que se salienta o quanto essas promoções atraem novos consumidores e fidelizam aqueles que já conhecem sua marca. Pois cada ação gera uma experiência positiva ao público-alvo, construindo boas memórias relacionadas à empresa.

Determina diferencial competitivo

Frente à concorrência, esse tipo de marketing é um trunfo. Aliar bom preço e qualidade, o coloca no topo para o consumidor. Manter esse nível é essencial para se diferenciar em um mercado tão competitivo como o atual.

Como divulgar ações de Marketing Promocional

Lembre-se de que, além de promover, é preciso divulgar. De nada adianta contar com estratégias de Marketing Promocional bem desenvolvidas quando, na verdade, elas nem sequer chegam aos ouvidos do cliente.

Há empresas que souberam publicizar suas ações e obtiveram êxito. Dentre elas estão marcas renomadas como a Pão de Açúcar, por exemplo, que desenvolveu um selo concedido ao consumidor após um valor predefinido em compras, que permitia a conquista de outros produtos. Outro bom exemplo foi do Carrefour, que decidiu dar desconto para frutas e legumes com formatos peculiares, que acabavam ficando na prateleira, apenas por questões estéticas.

Utilizar as estratégias corretas pode fazer com que o seu negócio prospere dentro de um mercado amplamente concorrido. Por conta disso, garantir que a sua marca esteja próxima ao consumidor é fundamental, exatamente o que o Marketing Promocional oferece como diferencial para a sua empresa quando aplicado corretamente.

 

Fonte: Blog Listen X

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