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4 dicas para melhorar a experiência de compra

Como a tecnologia pode te ajudar a agradar os clientes?

No varejo, todos nós lidamos com situações diárias que, na maioria das
vezes, não foram previstas. A lista é grande e, entre elas, estão os
problemas mais complexos e os que parecem ser menores, mas são
recorrentes. Este cenário faz com que a dúvida martele em nossa cabeça
‘como atravessar estes impasses e, o mais importante, aumentar as
vendas?’.

Para responder o questionamento da maioria dos varejistas ou
empreendedores, separei algumas dicas que, com a ajuda da tecnologia,
vão te ajudar a otimizar a eficiência da sua loja e, consequentemente,
ampliar as vendas:

1) A fila no caixa deixa seu cliente impaciente

Lembre-se que o cliente pode demorar duas horas para escolher seus
produtos, mas na hora de efetuar o pagamento, se a fila estiver grande ou
não estiver andando, ele ficará inquieto e insatisfeito e até, nos piores
casos, desistir da compra. E não adianta criticar, pois nós, enquanto
consumidores, nos comportamos da mesma forma.

Constatado que os clientes não têm paciência, hora de virar o jogo ao seu
favor. Impressione o consumidor com a agilidade do seu caixa. Para isso,
duas palavras: facilidade e rapidez! O seu sistema precisa finalizar as
operações em poucos segundos. Para isso, dentre as alternativas estão os
aplicativos checkout mobile e pré-venda. Já pensou em finalizar uma
venda com o cliente do lugar em que ele estiver?

2) Crediário demorado pode deixar seu cliente ansioso

Contar com ferramentas de análise de crédito, que operam integradas
junto ao seu próprio sistema de gerenciamento, facilita os processos da
equipe de crediário, pois simplifica o acesso do time aos dados de
confiabilidade, bem como o resultado de diferentes combinações
baseadas em critérios de avaliação de crédito. Essa automação garante
agilidade e segurança à análise de crediário.

3) Estoque furado deixa seu cliente frustrado

A rima é engraçada, mas a situação é de uma tragédia anunciada. Afinal,
nós, como consumidores, sabemos como é quando nos apaixonamos por
um produto em amostra na loja e o vendedor volta do estoque cabisbaixo,
sem saber como dizer que foi um engano e a mercadoria não está
disponível.

A prática do inventário de estoque constante pode parecer assustadora,
mas é extremamente eficaz e, para ser implementada, só precisa de uma
equipe engajada e um 'help' da tecnologia. Afinal, aplicativos integrados
ao seu sistema são ótimos para realizar a contagem dos produtos, além de
serem aliados da otimização do tempo e da identificação de possíveis
erros, como o relatado anteriormente.

4) Vender o mesmo produto para dois clientes diferentes é um
problemão

Sei que, na maioria dos casos, devido ao alto investimento financeiro, é
inviável ter um estoque dedicado somente ao e-commerce,
principalmente, se você é uma pequena ou média empresa. Por isso, é
comum trabalhar com o da loja física, mas a falta de integração entre o
sistema de gestão com a plataforma de e-commerce é a receita para um
desastre, como o de vender o mesmo produto nos dois canais.

Afinal, neste cenário em que os sistemas não se conversam, o cliente da
loja física escolhe o produto e, ao mesmo tempo, o usuário da plataforma
de comércio eletrônico finaliza a sua compra e, pronto, o momento passa
de uma venda para uma gestão de crise. Se houvesse a integração dos
dados das lojas off-line e online, ao vender um produto na loja física, o
estoque seria automaticamente atualizado e o visitante da plataforma de
comércio eletrônico não correria o risco de comprar um produto
indisponível no estoque.

O e-commerce é um mercado que está em crescente desenvolvimento,
mas a experiência dos clientes nas lojas físicas não pode ser ignorada. Para
manter a competitividade e atender às exigências do novo consumidor em
todos os pontos de contato, o caminho é a omnicalidade: unificar os
canais físicos aos digitais com auxílio de um sistema de gestão
empresarial. Com isso, junto a essas dicas, você está em dia com as
tendências de consumo e pronto para o futuro do varejo!

* Rafael Reolon é diretor de expansão da SetaDigital.

Fonte: Revista Cliente S.A.

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