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4 dicas para você conquistar mais clientes para o seu negócio

Segundo pesquisa a maioria dos clientes brasileiros fornece dados pessoais
às empresas ‘sem problema’

Na hora de começar uma empresa ou lançar um produto, ter presença on-
line é tarefa obrigatória para muitos tipos de negócios. A Zoho, empresa
indiana de softwares, e a Toluna Insights realizaram uma pesquisa com
mais de mil brasileiros para descobrir os principais comportamentos
desses consumidores. Com base na pesquisa, reunimos algumas dicas de
como conquistar mais clientes para a sua marca no ambiente digital e
como utilizar as informações disponíveis dos clientes a seu favor.

Tenha um e-mail com domínio próprio

Pode não parecer tão importante ter um e-mail para a sua marca, mas de
acordo com o levantamento feito pela Zoho, 42% das pessoas não confiam
em marcas sem um e-mail próprio. Isso representa que essas empresas
perdem oportunidades de negócios da ordem de R$ 11 bilhões por ano
(considerando os dados da 40ª edição do levantamento Webshoppers).
Após escolher e registrar seu domínio – que pode ser usado no endereço
do site e dos e-mails -, muitas empresas hoje permitem que você crie de
forma prática e rápida um endereço eletrônico empresarial, e algumas até
oferecem esse serviço gratuitamente. Portanto, se você planeja uma
estratégia online, comece registrando seu domínio e criando o seu e-mail
corporativo.

Otimize suas redes sociais e seu website

As mídias sociais hoje são grandes aliadas das empresas. Uma indicação
disso é que 51% dos entrevistados na pesquisa acreditam que os anúncios
em redes sociais são a abordagem com mais impacto sobre o consumidor
na hora de fazer negócios. Mantenha suas redes e website atualizados,
desenvolva conteúdos interessantes e mantenha uma estratégia fluida por
todos os canais de comunicação com seu cliente.

Aproveite as informações que o consumidor oferece

Em um mercado extremamente competitivo, uma das dificuldades das
marcas, especialmente as novas, é conquistar o engajamento e a
fidelidade do consumidor. Segundo a pesquisa, 41% dos donos de
empresas entrevistados consideram caros os softwares de gerenciamento
para redes sociais e 30% tem dificuldade em captar dados. Isso significa
que, ao investir nessa área, sua empresa estará a frente de 30% de seus
competidores. Ao acompanhar seu cliente em suas redes é possível
identificar seu comportamento, suas preferências e assim, fidelizá-lo, além
de captar novos consumidores.

Faça campanhas assertivas

31% dos entrevistados acredita que a melhor forma de manter um
relacionamento com o cliente é através de promoções e descontos. As
marcas precisam reconhecer claramente as nuances específicas de quais
ofertas e recompensas atraem cada cliente e saber através de quais canais
de comunicação eles estarão mais envolvidos. Para isso, é muito
importante acompanhar as necessidades e solicitações de seus clientes
nesses canais.

“A tecnologia deve ajudar as empresas. Em vez disso, ela evoluiu para algo
complexo onde os consumidores precisam organizar aplicativos de vários
fornecedores e resolver o quebra-cabeça de integração entre eles, até
lidar com fornecedores que obrigam os clientes a contratos caros e
extensos. O setor de tecnologia está nesse caminho a tempo demais e isso
precisa mudar”, diz Raju Vegesna, especialista da Zoho.

Fonte: Falando de Varejo.Com

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