FCDL Notícias

4 pilares essenciais para uma estratégia de marketing digital eficiente

Para quem está na linha de frente da estratégia de marketing digital de um negócio, sabe o quanto é grande sua responsabilidade. Existe uma pressão enorme para que as ações que estão sendo executadas tenham o maior resultado possível.

Portanto, para gerar o melhor resultado em uma campanha, é importante haver organização, visão e (obviamente) uma boa definição de prazos para as estratégias atingirem resultados efetivos.

Sempre que tenho a oportunidade de conversar com gestores da área, percebo que em alguns casos existe uma falta de entendimento sobre qual estratégia adotar para o seu e-commerce — e até mesmo quais os prazos que determinada ação leva para trazer resultados.

Por isso resolvi separar neste artigo 4 pilares essenciais para que a sua estratégia de marketing seja eficiente e você obtenha excelentes resultados.

1 – Gestão de Tráfego

Um dos pilares mais importantes para qualquer negócio virtual é uma boa gestão de tráfego. E, quando falamos de e-commerce, essa etapa se torna ainda mais importante.

Porém, é importante entender que gerar tráfego não é simplesmente anunciar nas plataformas de mídia de qualquer forma. Você precisa ter uma visão muito clara sobre o seu público-alvo e quais os canais mais efetivos para impacta-lo. Somente a partir deste ponto deverá traçar um plano de comunicação por meio dessas mídias.

Um fator importante que pode contribuir no planejamento da estratégia de marketing digital é avaliar quais são os prazos que cada estratégia leva para você obter resultados satisfatórios.

Vou compartilhar um formato que acredito ser bastante efetivo, e que poderá ajudá-lo a priorizar melhor as suas ações. Nesse exemplo, vou separar em 2 quadrantes:

– Estratégias de curto/médio prazo;

– Estratégia de longo prazo.

– Essa forma de organização contribui para uma visão mais específica sobre cada tipo de estratégia e canal. Ela é importante para você, gestor de e-commerce. Afinal, no seu segmento, o tipo de produto que trabalha pode ser altamente competitivo. Portanto, saber priorizar o seu plano de ação fará com que evite perda de recursos.

Canais de aquisição de curto/médio prazo

– Plataforma Google Ads (links patrocinados, shopping e remarketing);

– Social Ads (Facebook Ads e Instagram Ads);

– Afiliados (excelente para expansão de marca e conversão de vendas);

– Marketplace (caso faça sentido para o seu negócio).

Se as ativações desses canais forem feitas de forma correta, em aproximadamente 4 meses você terá uma amostra precisa dos resultados em vendas. Lembrando que marketplaces são excelentes canais para validação e também para expansão do seu e-commerce.

Canais de aquisição de longo prazo

– SEO;

– Marketing de conteúdo;

– CRM;

– Influenciadores.

Esses canais e estratégias também são importantes, porém o prazo de maturação tende a ser maior. Isso porque na maioria das vezes são ações indiretas, envolvendo muito desenvolvimento de conteúdo, onde o foco principal é gerar valor, formação de opinião e consciência no público-alvo. A venda, nesse caso, ocorre como consequência.

Se as ativações desses canais e estratégias forem feitas de forma correta, em aproximadamente 8 a 12 meses você terá uma amostra precisa sobre os resultados em vendas.

2 – Engajamento

De nada vale gerar tráfego, mover audiência por meio de conteúdo e mídias sociais, se a experiência em seu e-commerce for ruim.

No quadrante de engajamento, devemos pensar em toda a experiência que o usuário terá quando chegar em nosso e-commerce. Isso vale desde a navegação, forma que os produtos estão expostos, checkout, estrutura das ofertas e condições de pagamento, garantias.

Existem diversas plataformas que podem te ajudar nesta etapa do processo — do momento em que você inicia a sua operação, até o negócio já estar em um nível maduro e necessitar de funcionalidades mais complexas.

Lembre-se: a etapa de engajamento é um dos momentos mais importantes no processo de vendas. É aqui que você “convence” o seu cliente de que é a melhor opção para ele.

3 – Retenção

Um outro pilar importante que ajudará você a manter um fluxo de vendas constante e saudável é o pilar de retenção.

Muitas empresas cometem o erro e deixam essa etapa de lado, focando todos os seus esforços em ações voltadas para aquisição de novos clientes — consequentemente perdem muitas oportunidades.

Para trabalhar esta etapa de forma efetiva é importante, antes de tudo, saber quais são os perfis de clientes que você possui dentro da sua base.

Assim poderá segmentar essa base e criar os famosos clusters de clientes — grupos de pessoas, produtos, ações, etc. — tenham características semelhantes.

Neste pilar, as tecnologias de CRM e automação de marketing podem contribuir e tornar o processo mais ágil. Afinal, você conseguirá se relacionar com a sua base de clientes no momento certo, com a comunicação correta.

4 – Dados

Nunca se esqueça de avaliar as suas métricas e os indicadores chave de performance, pois a partir deste ponto você saberá se está no caminho correto ou não.

Sempre que avaliar a possibilidade de iniciar uma ação de marketing, é importante lembrar dos prazos mencionados anteriormente e também definir qual é o indicador de sucesso daquela determinada campanha.

Digamos que você queira, por meio de alguns influenciadores, gerar um impacto e reconhecimento de marca para o seu e-commerce. Neste caso, o seu objetivo principal pode ser gerar X novos visitantes para conhecer a sua marca.

Agora se você possui o objetivo de conversão de venda, deverá avaliar qual foi o volume de tráfego gerado pela ação, taxa de conversão, receita gerada e o ROI.

Ambas as ações possuem importância no processo de vendas, pois dificilmente você obterá uma boa performance sem construir uma audiência e reputação — assim como não adianta apenas trabalhar ações de branding sem obter resultados futuros em vendas. Performance e branding andam lado a lado, e por isso é preciso focar em extrair o melhor de cada estratégia.

* por Felipe Beraldo, CEO e fundador da Ciclo Digital – Inteligência em E-commerce

 

Fonte: Portal E-commerce Brasil

FCDL Notícias
  • Como a digitalização dos meios de pagamento pode impactar no negócio

    Continue lendo Clique e leia
  • Omnichannel: transformando a gestão de estoque

    Continue lendo Clique e leia
  • Caminhos para uma boa reputação: como atender às expectativas do consumidor?

    Continue lendo Clique e leia
  • As oportunidades e desafios do social commerce no Brasil

    Continue lendo Clique e leia
  • 34% das redes regionais não investiram em tecnologia

    Continue lendo Clique e leia
  • O compliance digital no contexto das pequenas e médias empresas

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais