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5 dicas para cativar os clientes da sua loja

Cativar clientes não é uma tarefa simples para os varejistas. Esse é o primeiro passo para que o consumidor se torne fiel a empresa e precisa ser trabalhado desde o primeiro contato.

Muitas vezes a forma com uma loja trata os seus clientes serve até mesmo como uma forma de atrair novos compradores. Para isso, é preciso que você construa um planejamento completo que envolva todas as etapas de compra, o pós-venda e até mesmo antes do público comprar de você.

Para que você conquiste os seus clientes desde a primeira compra separamos 5 dicas práticas que podem fazer toda a diferença, acompanhe!

Comece a cativar clientes na sua loja agora mesmo

A concorrência no varejo tem aumentado ano após ano e as lojas que desejam se manter fortes no mercado precisam agir rapidamente. Uma das principais questões a serem levadas em conta é a relação entre empresa e consumidor.

É claro que esse sempre foi um fator importante, pois o cliente pode ser considerado o ativo mais importante de uma empresa. Porém, nos últimos anos a personalização dessa relação, diferenciais nesse sentido e uma melhor experiência de compra se tornaram ainda mais decisivos no momento de compra.

Confira as nossas dicas para você cativar os seus clientes!

1 – Layout de loja

Uma loja limpa, bem organizada, com sinalizações e um bom atendimento é o que todo consumidor busca, certo?

Essas são questões de grande importância para que uma loja consiga ter sucesso. Porém, essas são questões básicas. O consumidor simplesmente deixa de comprar em um estabelecimento que não oferece serviços básicos como esses para o momento da compra.

Portanto, oferecer isso na sua loja não torna ela diferente da grande maioria dos seus concorrentes. Nessa situação, investir no layout de loja pode ser uma ótima opção.

Esse é um trabalho que precisa iniciar desde a fachada da sua loja. Ela precisa ser atraente, possuir os materiais de comunicação necessários para despertar o interesse e também ter um fácil acesso.

Internamente o cuidado precisa ser ainda maior. Setores bem sinalizados, gôndolas com a reposição em dia, iluminação e até mesmo um som ambiente podem dar um ar diferente na sua loja.

O retail design, por exemplo, é uma prática que vem crescendo no comércio varejista para oferecer um ambiente melhor para os clientes. Esse é um cuidado que pode chamar a atenção dos seus clientes desde a primeira visita e fazer com que ele volte a comprar de você outras vezes.

2 – Treine a sua equipe

Essa dica tem um objetivo bem próximo ao da dica anterior. Um atendimento de qualidade é o mínimo que você pode oferecer e o que o seu cliente espera.

Porém, é sim possível oferecer um atendimento diferenciado e que pode ser o diferencial para a sua loja ter sucesso. Nesse sentido, é muito importante que você mantenha sempre a sua equipe atualizada em relação às ações da empresa.

Por exemplo, se você vai lançar um programa de fidelidade na sua loja, marque um treinamento sobre ele para os seus colaboradores. Dessa forma, eles estarão preparados para responder possíveis dúvidas dos clientes e executar corretamente a estratégia que você deseja.

Preparar o seu time para lidar com situações adversas também é algo que precisa ser feito. Caso o consumidor tenha alguma reclamação da loja, seu funcionário deve tomar as medidas corretas com ele. Nessas situações é simples perder o controle e acabar gerando um mal estar entre o público e a sua empresa. Lidar com clientes insatisfeitos não é fácil e saber como se portar nessa situação pode ser importante.

Não apenas em situações adversas, mas também em situações normais os seus colaboradores precisam prestar o melhor atendimento possível. Afinal, eles são os representantes da sua empresa no momento da compra. Uma experiência ruim pode comprometer a imagem da empresa e consequentemente fazer com que o cliente deixe de comprar.

3 – Invista em comunicação

Investimentos em comunicação são cada vez mais relevantes para todos os tipos de empresas. O contato com os consumidores e possíveis consumidores precisa ser feito por vários canais.

Para a atração é importante que a sua empresa seja vista por aqueles que ainda não tem o costume de comprar com você. Então, é fundamental entender onde esses consumidores estão e quais canais eles utilizam.

Em uma loja utilizar as redes sociais pode ser mais efetivo e em outras a distribuição de encartes pode ter resultados melhores. Comunicação é teste e você precisa entender qual melhor se adapta a realidade do seu negócio.

Já em relação a comunicação com quem já compra de você o trabalho é ainda mais importante. Manter o cliente comprando pode trazer um resultado muito positivo para a empresa. Para conseguir isso, ter um contato recorrente com ele é indispensável.

Com esse público é interessante trabalhar de maneira mais personalizada. Por isso, ter um cadastro de clientes e analisar os hábitos de compra deles pode ser uma boa opção. Essas informações irão tornar possível que você tenha um relacionamento mais próximo com esses clientes e conquiste a fidelidade deles.

4 – Surpreenda o cliente

O número de opções disponíveis para os clientes realizarem as compras deles cresce continuamente. Diante desse cenário que um relacionamento mais próximo ou um diferencial relevante pode conquistar o cliente.

O consumidor tem sido bombardeado por anúncios publicitários, comunicação e ofertas. Utilizar esses artifícios também são importantes, mas você pode mais do que isso.

Transforme o seu cliente em um amigo, mostre que ele é importante para a sua empresa. Pequenas ações podem fazer com que ele se sinta dessa maneira.

Uma boa ideia é aproveitar uma data comemorativa como o aniversário do consumidor para presenteá-lo com um mimo. Você pode dar para ele algum brinde com a sua marca ou então um vale-compras válido para aquela data em questão. Para colocar uma ação dessa em prática é importante que você tenha um cadastros dos consumidores e faça a gestão desses dados.

5 – Crie urgência nos consumidores

É preciso um pouco de cuidado para colocar em prática essa dica, mas ela pode sim servir como uma ótima porta de entrada para novos consumidores.

Muito se fala sobre melhor relacionamento e experiência, mas trabalhar ofertas corretamente também pode ser um grande atrativo. Nesse ponto, a forma como você se comunica é o maior diferencial. Você precisa criar urgência no cliente e pode aproveitar os hábitos de compra dele para criar essa ação.

Oferecer os itens certos e nos momentos certos aumentam e muito as suas chances de sucesso. Os clientes já esperam essa personalização na comunicação e esse empurrãozinho a mais como um prazo de oferta ou condicionar a compra de um item para ter o desconto podem servir como ótimos mecanismos.

Fonte: Portal Gestão de Clientes

 

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