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5 DICAS PARA DEFINIR OS PREÇOS DA SUA EMPRESA
Uma das grandes dúvidas dos donos de micro e pequenos empreendimentos é como precificar
corretamente os seus produtos. O preço tem um peso estratégico em qualquer negócio e pode ser
a diferença entre o sucesso e a falência de uma empresa.
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A definição de um valor adequado de venda de um produto/serviço depende do equilíbrio entre o
preço de mercado e o valor calculado em função do custos e despesas da empresa. Assim, a
precificação envolve diretamente a identificação de qual valor gera competitividade, atratividade
e lucratividade para o negócio. Nesse cálculo, o empresário deve considerar dois aspectos básicos:
o mercadológico (externo) e o financeiro (interno).
Confira abaixo algumas dicas do Sebrae que podem ajudar na hora de tomar uma definição. Não
perca também as orientações que o Sebrae reuniu no seu Canal do YouTube.
Fique atento ao giro do seu produto
Quanto maior o giro do produto, menor tende a ser a sua margem de lucro. O giro do seu produto
precisa ser suficiente para cobrir os gastos fixos da sua empresa, superando o “ponto de
equilíbrio” a cada mês. Para isso, a sua margem de lucro, multiplicada pelo giro, deve ser igual ou
superior às suas despesas fixas.
Observe o preço da concorrência
Procure se diferenciar dos concorrentes, seja na apresentação do produto, processo de venda,
ponto comercial, ou na venda de kits, que podem reduzir a sua margem de lucro, mas aumentam
o ticket médio do cliente.
Saiba identificar seu público-alvo
A depender do seu público e das expectativas, o preço de venda dos seus produtos e serviços
pode ser alterado e/ou ajustado. Se o seu cliente busca agilidade (produto ou serviços entregue
em menor tempo), conforto (preço fechado, você cuida de tudo e apenas entrega o produto ou
serviço pronto para o cliente) ou exclusividade (produto ou serviços de baixa disponibilidade), ele
é menos sensível ao preço e você pode melhorar a sua margem com um maior valor de venda. Ou,
se a sua margem permitir, como forma de se diferenciar dos seus concorrentes, entregue
agilidade e/ou conforto mesmo em uma disputa pelo menor preço.
Comprar bem é o segredo que todo mundo conhece
Como o preço de venda é definido pelo mercado, sua melhor chance de aumentar os lucros é
reduzindo o preço de aquisição dos seus produtos. Negocie com fornecedores, planeje suas
compras para otimizar os custos com frete e/ou embalagem e, assim, melhorar a sua margem de
venda. Quando possível, faça compras em conjunto com parceiros para aumentar o poder de
barganha pelo sensível aumento na quantidade.
Evite promoções a todo momento
Se você fizer promoções continuadamente, o cliente vai se acostumar com o preço promocional e
deixar de adquirir pelo preço regular. Tenha datas especiais de promoção e, nestas datas,
incentive a compra em maiores valores. Por exemplo, em uma feira, se na última hora você liquida
os produtos, seus clientes deixarão para te visitar apenas nessa última hora para aproveitar o seu
desconto.
Fonte: g1/Pequenas Empresas Grandes Negócios