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5 tendências que marcarão as estratégias de drive-to-store para o varejo em 2020

A tendência do mercado por estratégias originais está se tornando mais
frequente e as empresas devemestar mais adaptadas não só ao mundo
digital mas também contar com novas habilidades que atendam às
necessidades dos novos consumidores, cada vez mais exigentes e melhor
informados. Além disso, esse novo consumidor prefere experiências de
compra, são viciados em tecnologia e amantes da comunicação imediata.

Apesar do crescimento do comércio on-line, as lojas físicas continuam
sendo as principais protagonistas das compras, e é por isso que as
estratégias de marketing drive-to-store desempenham um papel
fundamental para atrair um novo perfil de consumidor mais exigente e
informado, que não faz distinção entre canais, mas que faz uso simultâneo
de todos eles.

Considerando que o mundo do MKT digital e do varejo está
intrinsecamente ligado, o Tiendeo.com.br, empresa líder em estratégias
drive-to-store, decidiu formular as regras básicas do jogo para este 2020.
Alfredo Pérez, diretor internacional do Tiendeo, menciona algumas das
principais coisas que devem ser levadas em consideração pelo setor de
varejo para este ano:

1. IA e Big Data:

Nos últimos anos, os mercados se viram cercados por um verdadeiro
boom de tecnologias que permitem a coleta e a medição de dados
relacionados ao comportamento do usuário, não apenas no mundo on-
line, mas também no off-line. Este ano, o desafio será aprofundar essas
análises e encontrar novas maneiras de aproveitar todos esses dados,
pensando sempre em maximizar os recursos alocados às campanhas de
marketing digital. Saber o que, onde quando os consumidores decidem
comprar permite ao comércio traçar uma estratégia muito mais alinhada
aos interesses do cliente e que tem um impacto maior na sua decisão final
de compra.

2. Personalização:

A facilidade de acesso às informações durante o processo de compra e a
quantidade de publicidades que são recebidas diariamente pelo
consumidor levaram a uma mudança de paradigma na comunicação
marca-cliente. Para serem relevantes e se destacarem da concorrência, os
varejistas devem se diferenciar gerando um valor agregado à essa relação.
Partimos de uma comunicação unidirecional sobre os benefícios do
produto ou serviço, para oferecer mensagens apenas com informações
realmente relevantes. Assim, a personalização é a chave para a
diferenciação e valor agregado da marca ou do comércio. Tudo isso se
torna possível graças ao profundo conhecimento do comportamento
obtido da IA e do Big Data.

3. MKT Sustentável:

Estamos diante de um consumidor cada vez mais preocupado com o meio
ambiente e o consumo sustentável, que valoriza as empresas que
participam ativamente na redução dos impactos ambientais, tomando
medidas como a diminuição ou eliminação do uso do papel e a
substituição para versão digital de suas campanhas de marketing para
atrair pessoas para suas lojas.

4. Facilidade e imediatismo:

Os consumidores esperam que os processos de compra,
independentemente do canal utilizado, sejam ágeis e rápidos. Isso vale
desde a escolha do produto desejado e o conhecimento de todas as suas
características, até o momento do pagamento – com opções mais fáceis e
seguras –, sendo tanto nas lojas físicas quanto nas plataformas de e-
commerce. O tempo é um ativo precioso e os varejistas devem contribuir
para reduzir e otimizar esses processos. Esse é um exemplo de um valor
agregado diferencial para conquistar o consumidor.

5. Experiência mobile:

O celular é o principal assistente na toma de decisão e durante o processo
de compra. De acordo com o estudo GfKConsumer Life, 48% dos
consumidores da América Latina gostam da ideia de ter uma tecnologia
que os conhece e faz recomendações com base em suas necessidades. É
por isso que qualquer estratégia deve ser focada principalmente na
experiência adquirida neste dispositivo.

Os processos de pagamento são simples? É possível experimentar o
produto ou serviço de alguma forma? Se oferece uma comunicação
omnichannel e personalizada? O varejo, utilizando novas tecnologias,
deve se posicionar como facilitador durante o processo de compra,
gerando uma experiência positiva e memorável.

As empresas vencedoras deste ano serão as que souberem tirar o máximo
proveito dos avanços tecnológicos para obter maior conhecimento de
seus clientes e aprimorar suas campanhas digitais drive-to-store.

SOBRE O TIENDEO

OTiendeo.com.br é uma empresa líder em soluções drive-to-store para o
setor de varejo e que conta, só no Brasil, com mais de 5 milhões de
usuários únicos. O Tiendeo também está presente em mais de 40 países,
onde possui mais de 45 milhões de usuários únicos mensais e 65 milhões
de visitas.

Fonte: Revista Varejo Brasil

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