FCDL Notícias

5 tendências que marcarão as estratégias de drive-to-store para o varejo em 2020

A tendência do mercado por estratégias originais está se tornando mais
frequente e as empresas devem estar mais adaptadas não só ao mundo
digital mas também contar com novas habilidades que atendam às
necessidades dos novos consumidores, cada vez mais exigentes e melhor
informados. Além disso, esse novo consumidor prefere experiências de
compra, são viciados em tecnologia e amantes da comunicação imediata.

Apesar do crescimento do comércio online, as lojas físicas continuam
sendo as principais protagonistas das compras, e é por isso que as
estratégias de marketing drive-to-store desempenham um papel
fundamental para atrair um novo perfil de consumidor mais exigente e
informado, que não faz distinção entre canais, mas que faz uso simultâneo
de todos eles.

Considerando que o mundo do MKT digital e do varejo está
intrinsecamente ligado, formulamos algumas regras básicas do jogo para
este 2020. Confira a seguir pontos a serem levados em consideração pelo
setor de varejo para este ano:

IA e big data

Nos últimos anos, os mercados se viram cercados por um verdadeiro
boom de tecnologias que permitem a coleta e a medição de dados
relacionados ao comportamento do usuário, não apenas no mundo online,
mas também no offline. Este ano, o desafio será aprofundar essas análises
e encontrar novas maneiras de aproveitar todos esses dados, pensando
sempre em maximizar os recursos alocados às campanhas de marketing
digital. Saber o que, onde quando os consumidores decidem comprar
permite ao comércio traçar uma estratégia muito mais alinhada aos
interesses do cliente e que tem um impacto maior na sua decisão final de
compra.

Personalização

A facilidade de acesso às informações durante o processo de compra e a
quantidade de publicidades que são recebidas diariamente pelo
consumidor levaram a uma mudança de paradigma na comunicação
marca-cliente. Para serem relevantes e se destacarem da concorrência, os
varejistas devem se diferenciar gerando um valor agregado à essa relação.
Partimos de uma comunicação unidirecional sobre os benefícios do
produto ou serviço, para oferecer mensagens apenas com informações
realmente relevantes. Assim, a personalização é a chave para a
diferenciação e valor agregado da marca ou do comércio. Tudo isso se
torna possível graças ao profundo conhecimento do comportamento
obtido da IA e do Big Data.

MKT sustentável

Estamos diante de um consumidor cada vez mais preocupado com o meio
ambiente e o consumo sustentável, que valoriza as empresas que
participam ativamente na redução dos impactos ambientais, tomando
medidas como a diminuição ou eliminação do uso do papel e a
substituição para versão digital de suas campanhas de marketing para
atrair pessoas para suas lojas.

Facilidade e imediatismo

Os consumidores esperam que os processos de compra,
independentemente do canal utilizado, sejam ágeis e rápidos. Isso vale
desde a escolha do produto desejado e o conhecimento de todas as suas
características, até o momento do pagamento – com opções mais fáceis e
seguras –, sendo tanto nas lojas físicas quanto nas plataformas de e-
commerce. O tempo é um ativo precioso e os varejistas devem contribuir
para reduzir e otimizar esses processos. Esse é um exemplo de um valor
agregado diferencial para conquistar o consumidor.

Experiência mobile

O celular é o principal assistente na toma de decisão e durante o processo
de compra. De acordo com o estudo GfK Consumer Life, 48% dos
consumidores da América Latina gostam da ideia de ter uma tecnologia
que os conhece e faz recomendações com base em suas necessidades. É
por isso que qualquer estratégia deve ser focada principalmente na
experiência adquirida neste dispositivo.

Os processos de pagamento são simples? É possível experimentar o
produto ou serviço de alguma forma? Se oferece uma comunicação
omnichannel e personalizada? O varejo, utilizando novas tecnologias,
deve se posicionar como facilitador durante o processo de compra,
gerando uma experiência positiva e memorável.

As empresas vencedoras deste ano serão as que souberem tirar o máximo
proveito dos avanços tecnológicos para obter maior conhecimento de
seus clientes e aprimorar suas campanhas digitais drive-to-store.

*por Alfredo Pérez, especialista em desenvolvimento de novos projetos
digitais e transformação de negócios offline para online

Fonte: Ecommerece Brasil

FCDL Notícias
  • Conheça 10 atitudes que destacam os melhores vendedores lojistas!

    Continue lendo Clique e leia
  • O que é comportamento empreendedor, segundo três especialistas

    Continue lendo Clique e leia
  • Sete dicas para melhorar a experiência do cliente nos atendimentos com chatbots

    Continue lendo Clique e leia
  • Como usar as redes sociais para vender mais

    Continue lendo Clique e leia
  • Os cinco pilares de um atendimento excepcional ao cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • Confiança como ponto chave para o e-commerce

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais