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52% dos consumidores pretendem presentear parceiros no Dia dos Namorados

Segundo pesquisa realizada pelo Google com 400 respondentes, 52% das pessoas
pretende ir às compras para o Dia dos Namorados. Para auxiliar o mercado no
entendimento do momento de compra de seu público, a pesquisa identificou
também que 62% dos entrevistados estão em algum tipo de relacionamento, nas
categorias da pesquisa: relacionamento casual (6%), noivado (8%), casamento (43%)
ou namoro (44%). Entre os namorados, 76% têm até três anos de relacionamento, e
entre os casados, 69% estão juntos há mais de cinco anos.

O tempo de relacionamento é um aspecto decisivo na definição das suas estratégias
de vendas, uma vez que influencia diretamente na escolha e na forma de pesquisa
dos consumidores. A estratégia para casais de namorados deve levar em
consideração que eles têm menor tempo de relacionamento e buscam conquistar a
parceira ou parceiro com o presente, além de tentar diversificar no presente.

Chocolates e flores despontam como a maior intenção de compra nesta categoria
de relacionamento, com 33% das respostas. Já entre os casados, o tempo de
relacionamento tende a ser maior, e os cônjuges já se conhecem melhor, o que
culmina em uma escolha mais criteriosa, com menor quantidade e maior qualidade.
Para a maioria dos entrevistados entre os casados (27%), itens de moda, como
roupas, calçados e demais acessórios, figuram entre os mais procurados. Confira
algumas dicas de como aumentar suas vendas neste Dia dos Namorados com base
nestes dados.

Oportunidade para o pequeno varejo
Segundo a pesquisa, no dia dos namorados não há uma grande marca que domina a
data. O consumidor tende a pensar em presentes de diferentes setores, como
cosméticos, chocolate e eletrônicos. Isso mostra um grande espaço para construção
de novas marcas, e uma oportunidade para o micro e pequeno varejo.

“Acima de tudo, o consumidor quer praticidade na hora de escolher o presente. É
uma oportunidade valiosa para as floriculturas de bairro, os microempreendedores
confeiteiros, o comércio local como um todo. Essas lojas possuem uma localização
privilegiada, o cliente pode sair do trabalho e comprar o presente antes do jantar,
por exemplo. O pequeno varejo precisa estar preparado, com um estoque em dia, e
uma boa comunicação para o evento”, comenta Tiago Vailati, CEO da Hiper,
empresa da Linx especializada em desenvolver soluções para gestão do micro e
pequeno varejo.

Cuidado com a inadimplência
Apesar da oportunidade em aumentar as vendas, um cuidado que micro e pequenos
empreendedores precisam ter é com a inadimplência, problema que atinge 5,3
milhões deste público, de acordo com o Serasa Experian. Para garantir mais
segurança, há ferramentas acessíveis disponíveis para este setor.

“O micro e pequeno empreendedor hoje tem disponíveis diferentes tecnologias de
cobrança que vão do e-mail, SMS a um robô que faz ligações”, explica Diego
Contezini, vice-presidente da Asaas, empresa de gestão de pagamentos que reduz
em 50% a inadimplência de empreendedores e autônomos. O aplicativo Asaas vai
além da geração de boletos. “Ele ajuda a economizar tempo na gestão de cobranças,
e assim, tarefas que eram feitas em uma hora podem ser realizadas em cinco
minutos”, completa Diego.

E-commerce ganha espaço entre os casais
Cerca de um terço das pessoas ouvidas na pesquisa pretendem comprar o presente
do Dia dos Namorados na internet, seja em sites ou aplicativos de e-commerce. Por
essa razão, na semana da data, o download de aplicativos de varejistas em geral
aumenta 7% – e especificamente no caso de varejistas de moda, o avanço é de 10%.
Para que esse movimento reverta em vendas, é preciso assegurar o funcionamento
das plataformas online.

“Neste período, o número de acessos tende a exceder a curva. É importante que o
lojista tenha certeza de que o servidor que hospeda o e-commerce esteja preparado
para suportar estes picos sem problemas de queda ou lentidão”, diz Luiz D’Elboux,
diretor de marketing da HostGator.

Para os consumidores digitais, um diferencial é a entrega. A pesquisa indica que
ganha a preferência quem oferece frete grátis em prazos de até 3 dias. Para fazer
frente à agilidade exigida pelos consumidores, uma opção é oferecer o serviço de
“clique-e-retire-em-loja”. “Pode ser um fator decisivo na hora da compra. A retirada
em loja não só é útil em datas especiais, como é uma das tendências para o e-
commerce”, diz D’Elboux.

Fonte: Newtrade

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