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88% dos brasileiros compram direto nos sites das lojas

Levantamento realizado pela SEMrush com os 100 maiores sites de compras
brasileiros de diversas categorias, apontou características e dados de mercado sobre
e-commerces. A pesquisa analisou os setores de esportes & recreação, crianças,
alimentação, eletrônicos, saúde, casa & jardim, vestuário, móveis & decoração e
viagens. O levantamento mostra que 88% do tráfego do comércio digital é direto, ou
seja, os usuários digitam a loja virtual que desejam acessar.

Ainda assim, 7,3% do tráfego das pessoas entram no e-commerce primeiro
pesquisam o nome no Google. Apenas 2% dos acessos se configuram através de
backlinks, ou seja, quando existe menção ao e-commerce em publicações de outros
sites, como artigos, por exemplo. Ainda que muitos e-commerces invistam em
publicidade online, ela representa apenas 1,98% da fonte de tráfego para os sites.
Redes sociais também podem levar usuários ao e-commerce, mas é a fonte com
menor expressividade: apenas 0,5%.

De acordo com a pesquisa, quando se trata de gastos publicitários, 64,5% dos e-
commerces brasileiros, em geral, investiram até R$ 3.500 por mês ao longo de 2018.
Enquanto 19,77% dos sites pesquisados, investiram mais de R$ 15 mil. Os outros
15% gastaram entre R$ 3,5 e R$ 15 mil.

Os dados com publicidade paga também foram subdivididos dependendo da
categoria em que se encontra o e-commerce. Os sites que vendem vestuário e
viagens são aqueles que mais gastaram, uma vez que na primeira categoria, 64% dos
top 100 e-commerces fizeram investimentos acima de 15 mil reais por mês. Já a
segunda categoria, 57% deles investiram acima deste valor. São percentuais
bastante elevados quando comparado com as outras categorias, já que a média de
todas é 19,77%.

A categoria de alimentação é a que menos investe com publicidade online,
representando 91,6% dos e-commerces analisados com gastos de até R$3.500.
Segmento de móveis & decoração está em segundo lugar com 87,8%.

Descontos atrativos
Outra descoberta da pesquisa mostra quais são os gatilhos emocionais mais
utilizados nos anúncios dos e-commerces e quais possuem maior popularidade. O
campeão é “frete grátis”, com 100% de popularidade, ou seja, os consumidores são
ávidos quando se trata de não pagar pela entrega do produto. A palavra “desconto”,
está em segundo lugar, com 93,8% de popularidade, dado que aponta que pagar
menos por um produto desperta muita atenção.

Em relação à frequência de uso de descontos dados pelos e-commerces, o mais
comum é de 10%, representando 20,7% de frequência utilizada. Já descontos de
50%, tem frequência de 16,4%, enquanto de 5% aparece com 16,2%.

Fonte: E-commerce Brasil

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