FCDL Notícias

A importância da diversidade nas empresas

A importância da diversidade tem sido muito discutida dentro das empresas, inclusive, foi um dos temas mais abordados no CONAREC 2020, evento que abordou as principais tendências para as empresas nos próximos meses e trouxe grandes insights para tomadores de decisões. O interesse pelo assunto é crescente: no último ano, o número de buscas pelo termo no Youtube teve alta de 71%.

Mas como trazer a diversidade para dentro da empresa? É preciso analisar a forma como o negócio pode se posicionar no mercado e colher os frutos disso, como pluralidade de ideias, quebra de paradigmas e troca de experiências culturais. Confira outras vantagens deste mindset, listadas a partir de conversas com especialistas.

1. Criatividade e Inovação

Juliana Madie, profissional da área de Recursos Humanos, aponta que a diversidade abre caminhos para a troca de experiências e isso possibilita encontrar soluções mais criativas e inovadoras para a organização. “Ter funcionários com vivências diferentes contribui para o desenvolvimento das equipes. A diversidade é essencial para que se possa ter troca de experiências entre as equipes, o que reflete na capacidade de inovação das empresas”, aponta.

2. Funcionários mais engajados e colaborativos

Em organizações nas quais há programas de diversidade, os funcionários se mostram até 17% mais dispostos, enquanto a ocorrência de conflitos é 50% menor. Esses dados são apresentados em um estudo da Harvard Business Review.

“A inclusão começa com um estudo que envolve muitas áreas e pessoas que trabalham com o grupo categorizado como diverso, porque eles representam uma minoria. E esse estudo envolve preparo das lideranças e dos times para que a recepção e a integração sejam feitas de maneira orgânica. Toda inclusão tem seus desdobramentos, como o preconceito. Antes de falar sobre diversidade é importante falar sobre inclusão”, destaca Dafny Arimateia, profissional com mais de dez anos de experiência na área de Recursos Humanos.

3. Lucro e competitividade

De acordo com levantamento realizado em 2017 pela consultoria McKinsey, empresas com mais diversidade de gênero em suas equipes executivas são 21% mais propensas a ter lucratividade acima da média. Outro estudo realizado com empresas norte-americana apontou que empresas que investiram em diversidade se mostraram mais sólidas durante os períodos de crise econômica.

4. Atração e retenção de talentos

Segundo estudo feito pela consultoria Deloitte nos Estados Unidos, 23% dos entrevistados já deixaram seus empregos para entrar em empresas mais inclusivas.

A imagem projetada por empresas que promovem a diversidade é vista como um compromisso da instituição com valores e responsabilidade social. Aspectos relevantes para consumidores, investidores e jovens talentos, que procuram empresas que estejam alinhadas com seus valores.

Um estudo realizado pela Randstad, multinacional holandesa de Recursos Humanos, mostrou que 87% dos profissionais de todo o mundo valorizam a diversidade. No Brasil, o percentual é ainda maior: 91%. Esses números refletem que os profissionais estão cada vez mais com a atenção voltada para empresas que primam pelo respeito, bem-estar, produtividade e clima organizacional diverso.

5. Além da lei

Gestores têm buscado times mais diversos e evitado vagas exclusivas para cumprir qualquer tipo de cota, como relata Jamille Oliveira, consultora de recrutamento e seleção da CS4 Recursos Humanos. “Há um ano notamos a tendência de uma preocupação maior das empresas com o tema, não limitando apenas ao cumprimento de uma lei, recebemos solicitações de gestores que percebem que na equipe ou mesmo na empresa quase não há profissionais negros, por exemplo, e solicitam esse perfil para as vagas, mas diferentemente do passado quando as vagas eram exclusivas para as minorias, hoje as empresas têm se aberto cada vez mais para processos híbridos”. Tal postura melhora o clima de trabalho das equipes e traz um sentimento de meritocracia, onde o profissional entende que será avaliado por suas entregas, postura e desenvolvimento, apenas, se empenhando para ser reconhecido dessa forma.

 

Fonte: Consumidor moderno

FCDL Notícias
  • Como vender mais no Natal? 10 dicas para o seu e-commerce

    Continue lendo Clique e leia
  • A reforma tributária multiplica, não subtrai

    Continue lendo Clique e leia
  • Com 80% de penetração, serviços de delivery crescem no Brasil

    Continue lendo Clique e leia
  • Um Ecossistema para chamar de seu

    Continue lendo Clique e leia
  • Reposição em supermercado: 12 dicas de como fazer

    Continue lendo Clique e leia
  • Novo consumidor: a Black Friday é só o começo da corrida

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais