FCDL Notícias

A importância da diversificação das formas de pagamento no varejo

O objetivo final da sua loja é concretizar vendas, certo? Então, investir na diversificação das formas de pagamento é mais do que uma sugestão, é um dever do seu negócio. E você já vai entender a importância apostar nessas possibilidades de pagamento e de saber mais sobre esse assunto.

Se você quer se destacar frente a concorrência e, ao mesmo tempo, tornar a vida do seu cliente mais fácil e prática, é significativo que a sua loja ofereça o máximo de opções de formas de pagamento para os consumidores. 

É muito chato e, por vezes, até constrangedor, quando você vai fazer uma compra, está tudo certo, você já escolheu os produtos e, na hora de pagar… O estabelecimento não aceita aquele cartão/forma de pagamento, não é mesmo? 

A chance de você voltar lá é menor e, além disso, você provavelmente comentará sobre esse fato com seus conhecidos. Por exemplo “fiquem atentos: fui em tal loja e lá eles não aceitam o cartão X. Melhor ir em outro estabelecimento”. 

Se você não quer esse tipo de “propaganda negativa” e, ainda, busca abranger um número maior de clientes, confira as nossas dicas para não ficar para trás e oferecer boas opções de pagamento para os consumidores.

Por que investir na diversificação das formas de pagamento?

Não é nem preciso elaborar muito para chegar à essa resposta: as condições e formas de pagamento, quando muito limitadas, podem ser um obstáculo intransponível no fechamento de vendas.

Por exemplo: se um consumidor recebe um vale refeição/alimentação de uma bandeira específica e a sua loja não aceita essa forma de pagamento, ele vai procurar outro estabelecimento que aceite. Simples assim. 

Por isso é fundamental você conhecer os seus consumidores e saber muito bem o que eles buscam. Mais do que isso: entender a melhor forma de atendê-los e suprir as suas necessidades. E apostar na diversificação das formas de pagamento pode ser um grande diferencial para essa questão. 

As vantagens de diversificar o pagamento 

Dentre as grandes vantagens que podemos destacar para os estabelecimentos que trazem essa diversificação, destacamos três que são mais do que o suficiente para você investir nelas:

– Flexibilidade, tanto para os clientes quanto para os varejistas. Se você oferece várias opções de pagamento, caso haja algum problema em uma das possibilidades, sempre existirão outras. Assim, a chance de você deixar de concretizar uma venda por questões de pagamento é muito menor. O que nos leva ao seguinte tópico… 

– Maior faturamento. Fácil de compreender, certo? Afinal, a possibilidade de o cliente desistir da compra diminui, já que você oferece várias possibilidades para ele efetivar a compra.

– Melhora da imagem da marca frente ao mercado. Aderindo à diversas opções de pagamento, inclusive às mais tecnológicas, você deixa claro que o seu estabelecimento acompanha as tendências atuais e está sempre em busca de oferecer as melhores soluções para o seu cliente.   

Cuidados a serem tomados 

Não há dúvidas de que investir na diversificação das formas de pagamento é de extrema importância para o seu negócio. Porém, também é importante levar em consideração os cuidados a serem tomados com essas ações. 

Neste cenário, é fundamental estar atento às taxas ou aluguéis cobrados pelas operadoras das máquinas e pelas administradoras dos cartões. Já acrescente esse custo na sua folha de gastos mensais e, sempre que possível, negocie para ter taxas acessíveis para o seu negócio. 

Garanta a diversificação das formas de pagamento nas suas lojas

Pois bem, agora você já entendeu um pouco mais sobre a importância de apostar na diversificação das formas de pagamento em seu varejo, certo? Certamente, você quer que a sua loja faça parte do grupo de estabelecimentos que não perde vendas por causa dessa questão “burocrática”.

 

Fonte: Portal Gestão de Clientes

FCDL Notícias
  • Conheça 10 atitudes que destacam os melhores vendedores lojistas!

    Continue lendo Clique e leia
  • O que é comportamento empreendedor, segundo três especialistas

    Continue lendo Clique e leia
  • Sete dicas para melhorar a experiência do cliente nos atendimentos com chatbots

    Continue lendo Clique e leia
  • Como usar as redes sociais para vender mais

    Continue lendo Clique e leia
  • Os cinco pilares de um atendimento excepcional ao cliente

    Continue lendo Clique e leia
  • Confiança como ponto chave para o e-commerce

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais