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A importância da pesquisa de mercado para o sucesso dos negócios

O especialista e diretor executivo da Idealis Pesquisa & Comunicação, Alexander
Luiz, alerta que as pesquisas de mercado são de suma importância nesse processo
inicial de abertura de uma empresa. Segundo ele, elas permitem identificar fatores
que irão impactar diretamente no negócio, como concorrência, localização, perfis de
consumidores, demanda, teste de preço, teste de produto, teste de embalagem e
projeções de venda, entre outros.

“Os estudos levantam dados reais e confiáveis que municiam os empresários com
informações decisivas para a tomada de decisões. Seu principal objetivo é dar
subsídios que viabilizem os negócios”, explica. Para ele, entender bem o segmento
onde se está inserido deve ser considerado como parte integrante do processo de
estruturação das empresas e um dos primeiros passos antes de se iniciar uma
atividade comercial. É a partir daí que se desenvolvem planos e estratégias que
permitam a continuidade das atividades a médio e longo prazo.

“Os resultados das pesquisas de mercado podem orientar o profissional a investir
em alguma ação específica, modificar sua proposta original ou até mesmo desistir
da iniciativa. Isso porque os estudos apresentam, com alto grau de clareza, o cenário
em que a empresa irá atuar”, reforça Alexander.

Para se chegar a esse cenário, institutos como a Idealis realizam entrevistas com o
público-alvo da organização, coletam dados estatísticos em órgãos oficiais (como
Prefeituras e IBGE) e, quando  possível, até fazem projeção de margem de lucro.
Tudo isso considerando também os muitos fatores que afetam um negócio, como a
área onde está localizado, quantidade de pessoas que circulam, sazonalidade, se a
movimentação pode gerar volume de venda, os concorrentes diretos e indiretos.

Cada caso envolve uma série de critérios específicos que variam de segmento para
segmento e influenciam também a maneira como a pesquisa vai ser feita — por
exemplo, se o público vai ser entrevistado na rua, por telefone, e-mail ou uma
combinação de métodos. “De posse dos resultados das pesquisas de mercado, o
empresário consegue ter uma visão mais ampla sobre onde estará pisando, quais
caminhos pode percorrer.

Isso certamente contribui para aumentar as estimativas de sucesso de sua
empresa”, afirma Alexander Luiz.  Informação para gerar diferencial competitivo
Se o que se deseja é conhecer informações estratégicas de empresas que já estão no
mercado, há diferentes tipos de estudo. Para comparar a percepção que os líderes
têm de sua organização com a visão do cliente, procede-se à pesquisa de
posicionamento. A pesquisa de satisfação permite verificar como os públicos de
relacionamento avaliam os produtos, serviços e atendimento. Também é possível
entender como os clientes percebem a marca da empresa, comparar o negócio com
a  concorrência, e mensurar quais são os detalhes subjetivos que motivam o
consumo (pesquisa etnográfica), além de outros quesitos.

O empresário ainda acrescenta que, embora as pesquisas de mercado possam ser
aplicadas a qualquer tipo de empresa e segmento, ainda são poucos os que a
utilizam como ferramenta permanente de mensuração. “Geralmente, o mercado
tem uma visão de que as pesquisas são restritas às grandes empresas, mas esse
mito tem que acabar. Pequenos e médios empreendedores têm percebido a
importância da ferramenta, mas acreditam que o custo de um projeto de pesquisa é
bastante oneroso para seu negócio e isso é um mito. Tudo depende no nível de
informação que se quer obter e é possível fazer uma pesquisa de mercado que se adeque às necessidades de quem quer abrir ou manter um empreendimento”,
esclarece.

Assim,as pesquisas podem dar novos direcionamentos para o planejamento e
também para as ações porque funcionam como um termômetro que indica
como está o mercado. Pode-se definir como um produto ou serviço está sendo
avaliado, o que poderia acontecer se se tivesse adotado outras medidas e como se
pode resolver um problema amparado por dados empíricos. “Não existe uma hora
específica para se utilizar as pesquisas de mercado pois elas são úteis a todos os
momentos e ajudam as empresas a estarem melhor posicionadas em seu
segmento”, afirma Luiz.

 

Fonte: Mercado & Sucesso

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