FCDL Notícias

A realidade dos pagamentos contactless via celular

A maioria dos usuários da tecnologia pertencem as classes A e B e têm
entre 16 e 29 anos

O pagamento via contactless está cada vez mais presente no mercado
brasileiro, estima-se que quase 70% das maquininhas de cartão no Brasil
possuam o recurso NFC (Near Field Communication) para realizar essas
transações.

No entanto, o que vem se destacando é a quantidade de pessoas que
estão utilizando o pagamento por aproximação através de telefones
celulares. Uma pesquisa realizada no mês de setembro pela Panorama
Mobile Time/Opinion Box – Comércio móvel no Brasil mostrou que 17%
dos internautas brasileiros que têm smartphones já experimentaram o
recurso.

Ainda no estudo, foi constatado que há um perfil predominante dos
usuários dessa tecnologia, a maioria pertence as classes A e B, são jovens
na faixa etária dos 16 aos 29 anos e grande parte são usuários de iPhones.
A “carteira digital”, como é chamada, pode ser uma solução para aqueles
momentos em que o consumidor esquece a carteira ou não tem dinheiro
físico, mas está com o celular e quer realizar uma compra ou utilizar o
transporte público.

Empresas como Samsung, Google e Apple têm apostado na tecnologia e
desenvolvido aplicativos que possibilitam o serviço a partir de seus
produtos, o que tem aproximado o consumidor dessa possibilidade.

Mas o que falta para massificação de vez do serviço no Brasil?

Desconfiança do consumidor

A tecnologia contactless não é tão revolucionária quanto parece, ela existe
no Brasil há mais de 10 anos. Uma das barreiras que impediu seu
deslanche por muito tempo foi a desconfiança em relação a segurança por
parte dos usuários.

Felizmente o sistema NFC é difícil de ser burlado, o primeiro motivo é a
questão do funcionamento por proximidade. Os aparelhos precisam estar
a uma distância de 2 a 10 cm entre eles, o ladrão precisaria estar muito
próximo do usuário para se apropriar de algum dado da transação.

O segundo motivo é que para dar inicio ao processo o cliente precisa
ativar o NFC, isso é feito por meio de aplicativos específicos que
estabelecem comunicação com o leitor do comerciante. Em alguns
smartphones é possível configurar o acesso ao processo via impressão
digital.

Além disso, o pagamento só é concluído mediante a uma validação. Esta
atribui uma assinatura digital exclusiva para cada pagamento, fazendo
com que nenhum dado do cartão de crédito ou débito seja transferido
durante a transação.

Falta de familiaridade do comerciante

Alguns estabelecimentos possuem maquininhas com tecnologia NFC, mas
não sabem exatamente para que serve ou como funciona, o que causa um
estranhamento, principalmente quando o cliente informa que vai pagar
através do celular.

Nesse viés é preciso conscientizar os comércios e operadoras varejistas
sobre os benefícios reais da adoção dos serviços de pagamento por
aproximação, bem como dar instruções e treinamentos sobre o
funcionamento da tecnologia.

Adaptação do cliente

O pagamento por contactless é ágil, prático, cômodo e seguro, mas para
que se perpetue é necessário construir um ambiente, em que a aceitação
desse tipo de tecnologia cresça conforme a melhoria real da experiência
dos consumidores.

O Brasil está caminhando na evolução dos métodos de pagamentos,
apenas essa aproximação com o cliente fará com que no futuro o
pagamento por aproximação nos smartphones sejam tão comuns quanto
digitar a senha no cartão.

Fonte: Portal No Varejo

FCDL Notícias
  • Varejo agora é high-tech

    Continue lendo Clique e leia
  • Jornada de compra: pesquisa mostra grau de preparo dos lojistas com cada etapa

    Continue lendo Clique e leia
  • Lojas Biônicas se tornam realidade

    Continue lendo Clique e leia
  • Vídeos geram 30% mais vendas do que fotos nas redes sociais, revela estudo

    Continue lendo Clique e leia
  • Consumidores estão mais abertos ao consumo de marcas locais

    Continue lendo Clique e leia
  • Como as PMEs estão transformando o sistema bancário

    Continue lendo Clique e leia
Veja mais