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A transformação da experiência a partir de novas gerações
Não é novidade que o comportamento dos consumidores tem mudado a
cada dia. Se fizermos uma breve análise, vemos um aumento crescente na
busca por experiências positivas. Mais do que o consumo de eventos em
si, a nova geração está apta a consumir eventos que tragam algum
diferencial e proporcionem algo que não teriam acesso se o organizador
não tivesse oferecendo.
Segundo levantamento realizado pela Euromonitor, líder em pesquisa
estratégica para o mercado de consumo, os setores que proporcionam
cada vez mais experiências aos seus consumidores projetam crescimento
de até 2,5% ao ano. Ainda segundo o estudo, até 2022, a expectativa é
que a expansão atinja a marca de 10%. Números que são considerados
surpreendentes para o mercado de eventos. Um outro estudo da
American Lifestyles – Mintel, ainda projeta que nos próximos cinco anos o
gasto total nestas categorias consideradas “não essenciais”, crescerá 22%.
O fato curioso é que todos esses dados estão ligados a geração Z,
representada pelas pessoas que nasceram após os anos 2000, e que estão
cada vez mais antenadas e exigentes quanto a experiência de compra.
Recentemente, fizemos uma pesquisa nos Estados Unidos que mostrou
detalhadamente essa mudança de comportamento. Essa geração costuma
valorizar muito mais viver experiências, do que adquirir bens materiais.
Se avaliarmos alguns anos atrás, podemos afirmar que esse cenário era
completamente diferente. Possuir o primeiro carro ou comprar a primeira
casa eram ambições que as pessoas tinham como foco. Esses pontos já
foram fatores importantes para a criação da identidade, mas a geração Z
não está tão interessada em ter casa ou comprar um carro, pelo menos
não como as anteriores estavam. A realidade é que agora, o valor real está
na experiência, não na propriedade.
A verdade é que os jovens acreditam que a felicidade está relacionada em
compartilhar momentos e criar coisas novas, ou seja, capturar memórias
adquiridas em experiências é muito mais importante do que investir seu
dinheiro em coisas palpáveis. Tudo isso mostra que esse mercado está
cada vez mais desafiador e temos que ficar sempre mais próximos e
ligados em tudo que essa geração está disposta a consumir. Qualquer tipo
de mudança é um sinal de que temos que alterar nossas estratégias para
proporcionar aquilo que eles buscam, ou seja, experiências singulares.
Vejo uma tendência muito grande na união do mundo on-line com o off-
line. Além disso, vale lembrar que a premissa de um bom trabalho com
essa geração é entender melhor o consumidor e seu digital body
language, para depois oferecer uma comunicação mais direcionada e
assertiva. Tenho certeza que essa mudança de mindset trará bons frutos
para seu negócio. Pense nisso!
* Beatriz Oliveira é Head de Marketing da Eventbrite, maior plataforma de
tecnologia para eventos e venda de ingressos do mundo.
Fonte: Portal Consumidor Moderno